segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CNT/Sensus ; Na pesquisa espontânea, Dilma Rousseff ultrapassa Serra


A centésima pesquisa do Instituto Sensus, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que a diferença entre o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) e pré-candidata petista Dilma Rousseff caiu de 10,1% para 5,4% . O tucano aparece com 31,8% e a ministra, subiu para 27,8%. Neste cenário, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) aparece com 11,9%. Marina Silva (PV) subiu de 5,9% para 6,8%. No segundo turno, a diferença entre Serra e Dilma cai de 18,6% para 6,9%.

Na pesquisa espontânea, o Presidente Lula lidera com 18,7%, mesmo sem poder disputar um terceiro mandato. Dilma Rousseff ultrapassa Serra pela primeira vez - 9,5% a 9,3%. Aécio Neves tem 2,1%, seguido de Marina Silva, com 1,6% e Ciro Gomes, 1,2%. Outros, 1,9%; branco e nulo, 2,6%.

Na simulação para um eventual segundo turno, Serra tem 44% contra Dilma, com 37,1%. ou seja, um empate técnico Em novembro de 2009 os números eram 46,8%, 28,2%, respectivamente.Nos outros dois cenários, Ciro Gomes perde tanto para Serra (47,6% a 26,7%) como para Dilma (43,3% a 31%).

Lula

A popularidade do governo e do Presidente Lula  continua crescendo já dentro de um patamar elevado. Segundo a pesquisa, a aprovação do governo atingiu em janeiro 71,4% ante 70% registrados em novembro de 2009. Já a aprovação pessoal do Presidente Lula subiu de 78,9% em novembro do ano passado para 81,7% em janeiro deste ano.

5 comentários:

  1. confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha com essa pesquisa...como pode Dilma ficar na frente de Serra nas pesquisas espontâneas sendo ela ainda desconhecida pelo povo... e ficar atrás dele nas pesquisas induzidas??

    Não teria que ser o contrário? deu tilt nos meus neurônios aqui...

    ResponderExcluir
  2. "A Pesquisa CNT Sensus quis saber em quem o eleitor brasileiro votaria (em votação espontânea) para Presidente da República em 2010: Lula, 18,7%; Dilma Rousseff, 9,5%; José Serra, 9,3%; Aécio Neves, 2,1%; Marina Silva, 1,6%; Ciro Gomes, 1,2%; outros, 1,9%; branco e nulo, 2,6%.".


    É incrível! 18,7% dos eleitores brasileiros escolhem Lula como candidato à Presidência, sendo que ele não pode se candidatar.

    Faltam apenas 8 meses para a eleição e quase 1/5 do eleitorado brasileiro quer votar no Lula de qualquer jeito para Presidente.

    Então, o mais provável é que esse eleitorado vá quase todo para a Dilma na eleição presidencial.

    Daí, se somarmos as intenções de voto em Lula e em Dilma, hoje ela estaria com 28,2% na pesquisa espontânea, o que é mais do que o triplo das intenções de voto no Serra, que é de 9,3%.

    Estes dados comprovam, para mim, que se o Serra insistir em se candidatar, ele irá levar uma surra histórica nestas eleições.

    Quem viver, verá.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi, a notícia fala em diferença de 5,4%.
    De 31,8 para 27,8, a diferença é de 4%??????Empate técnico.

    ResponderExcluir
  4. A explicação encontra-se no nível de conhecimento do universo da pesquisa quanto aos possíveis participantes das próximas eleições - índice que ou não é divulgado ou sequer pesquisado.
    Faça as contas: não está explícito na matéria, mas índice superior a 50% não indica qualquer candidato, enquanto quase 20% do eleitorado indica o presidente Lula, que não pode ser candidato. Isso nos remete ao fato de que o universo pesquisado ignora a realidade das eleições.
    Ora, uma pesquisa onde cerca de 70% dos pesquisados não sabe a que se refere, estatisticamente serve para nada.

    ResponderExcluir
  5. Há, hoje ,um índice de rejeição grande do Serra
    em comparação com a Dilma.
    Na pesquisa expontânea, o nome Dilma soa mais
    agradável que Serra.
    E como ministra do Lula, por quase 8 anos e,
    mãe do PAC, o nível de conhecimento dela pelo
    povo, aumentou bastante nos últimos anos.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog