sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PMDB: Muito barulho por nada

Chega a ser divertido ver na imprensa o relevo que dão a coisas sem significado nenhum como a suposta "crise" entre PT e PMDB por conta do presidente Lula ter mencionado em discurso, que o PMDB poderia oferecer uma lista tríplice de candidatos a vice para Dilma escolher.

Alianças políticas não se faz via imprensa.

Combina-se tudo nos bastidores, depois intensas "conspirações", onde aqueles que disputam puxam o tapete uns dos outros, até sobrar quem fica em pé.

O que o presidente disse em público é o que acontece nos bastidores. Naturalmente que os caicques do PMDB se articulam para emplacar o nome que cada grupo deseja. Exste o grupo do Michel Temer na Câmara, existe o PMDB do Senado (que ficou enfraquecido com os escândalos de Renan e Sarney), tem a bancada do nordeste que falava em Gedel (não falam mais).

E apesar do partido a coligar ter a primazia da indicação, certamente a escolha se dá de comum acordo com quem está coligando. Ou seja, o PMDB indica, o PT de Dilma pode vetar, se a escolha for muito inadequada.

Então para resumir:

1) Ou fez um gesto de deferência ao PMDB, ao sugerir valorizar 3 lideranças nacionais para colocarem seus nomes em evidência no noticiário;
2) ou tentou agradar 3 grupos governistas em disputa de bastidores dentro do PMDB;
3) Ou foi um ato falho do presidente Lula falar isso em público (ninguém é infalível);
4) ou foi algum recado para o PMDB abaixar a bola, talvez por alguma pressão que esteja ocorrendo nos bastidores, na tentativa de formar alianças regionais;
5) Um pouco de cada opção acima.

Mas seja o que for, não tem nada a ver com crise. O PMDB é um partido de raposas políticas, e não articula batendo boca pela imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog