quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Google é acusado de retirar fotos de atentado a Berlusconi

O Google está sendo acusado de retirar de seu site de buscas na internet fotos da agressão sofrida pelo primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que teve o nariz e dois dentes quebrados no último domingo. Segundo o site The Register, blogueiros, internautas e o jornal italiano La Stampa estão alegando que a empresa retirou as imagens de Berlusconi ensangüentado da pesquisa do Google Imagens em inglês e italiano.

Através de uma postagem em seu blog, o Google Itália se defendeu, dizendo que não havia tirado as fotos. Ela explicou que a demora na disponibilização das imagens se deve ao tempo que novos conteúdos levam para aparecer na pesquisa. No entanto, a desconfiança permanece já que muitos internautas afirmam ter visto as fotos no site no início da semana.

"Ontem, era possível encontrar (as fotos) no Google Imagens. Hoje, não", escreve um blogueiro inglês, segundo o The Register.

Outro fato que está gerando dúvidas sobre as atitudes da Google é o aparecimento das imagens nos resultados de pesquisas nos serviços de busca da Microsoft e da Yahoo. No Google Imagens do Brasil, as fotos não aparecem quando a busca é feita pelo nome do primeiro-ministro.

O atentado contra Berlusconi também gerou polêmica no Facebook. Um grupo criado em homenagem ao agressor Massimo Tartaglia foi retirado do ar pela empresa, sob a alegação de que páginas que promovam a violência ou possuam conteúdo ameaçador não são permitidos no site. Um porta-voz do site de relacionamento disse que eles estão atentos aos grupos favoráveis ao atentado a Berlusconi e irão remover os que estiverem contra a sua política.

De acordo com o jornal inglês Telegraph, na segunda-feira, o ministro italiano do Interior, Roberto Maroni, disse que estava ponderando a possibilidade de bloquear os grupos do Facebook e iniciar uma investigação policial.

Até o fechamento desta nota, o Google continua negando que tenha retirado as imagens de sua busca, entretanto a Geek não conseguiu encontrá-las no serviço. Em seus concorrentes Bing e Yahoo! e mesmo nos antigos All The Web (www.alltheweb.com) e Altavista (www.altavista.com) as imagens foram encontradas na primeira busca.terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog