quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Petrobras investe R$ 1,8 bilhão em projetos de inovação tecnológica

Os investimentos da Petrobras em pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia na área de petróleo, gás e energia deverão atingir R$ 1,8 bilhão, anunciou hoje (3) a empresa ao comemorar os três anos do projeto Redes Temáticas, uma parceria com as universidades e centros de pesquisas.

Implantado em 2006, o projeto, segundo a Petrobras, objetiva a produção de conhecimento em torno de temas estratégicos para a empresa e a indústria, em sintonia com as metas de negócio da companhia, além de fortalecer as potencialidades regionais, reforçando a capacitação de instituições científicas nos estados onde a estatal opera.

O projeto, inicialmente, promoveu convênios com 71 instituições de P&D de 19 estados, organizadas em 38 redes temáticas – todas relacionadas às metas tecnológicas da Petrobras, definidas a partir do plano de negócios e planejamento estratégico da empresa. Com o passar do tempo, novos convênios foram fechados e hoje já são 50 redes dedicadas a diferentes temas, reunindo 80 instituições em todo o país.

Segundo a Petrobras, na estratégia das redes, o primeiro passo é dotar o país de um parque tecnológico de padrão mundial de excelência na área de energia. O gerente executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu da Costa Fraga, explicou que o modelo que vem sendo adotado prevê, inicialmente, um maior volume de recursos destinado à construção de infraestrutura física e à qualificação de recursos humanos.

“Partimos do princípio que, a partir de investimentos fortes em infraestrutura física e capacitação, são criadas condições de excelência para desenvolver, no país, projetos de P&D arrojados e gerar uma quantidade significativamente maior de inovações”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog