quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Oposição usa apagão para atingir Dilma e Lula

DEM e PSDB comemoram a falta de energia ontem. Para eles, o povo é apenas um detalhe, lembrado apenas quando querem votos. Por volta das 23h de terça-feira, a oposição já começava a articular uma forma de atingir a ministra Dilma Rousseff. Uma falha no abastecimento de energia a 18 Estados era vista como trunfo para a campanha do ano que vem.

"Era uma questão que o PT sempre jogava na culpa do nosso governo", disse o deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG), secretário-geral do partido.Estamos comemorando sim, agora eles não podem mais falar de Fernando Henrique Cardoso

Responsáveis por um dos maiores apagões da história do país --em 2001--, líderes do PSDB e Democratas subiam à tribuna do Congresso nesta manhã para criticar o governo e a ex-titular de Minas e Energia, responsável pela formulação do novo sistema elétrico nacional no primeiro mandato do governo Lula.

Horas depois, PSDB e DEM apresentavam requerimentos para convocar a ministra Dilma e os demais ministros da área ao longo dos últimos sete anos e pediam ao Executivo um histórico oficial dos investimentos público e privado no setor no período.

Apesar da diferença da abrangência deste para o apagão de 2001, a oposição transformou o acontecido em oportunidade para questionar a capacidade gerencial de Dilma. Exibia ao longo do dia declarações da ministra dadas no passado de que o Brasil estava livre de apagões.

"Esse apagão é produto de não investimento... Estamos vendo uma bomba de efeito retardado decorrente da falta de investimento", afirmou o líder do DEM, senador José Agripino que comemorava junto com parlamentares do DEM

Lula

Lula foi informado do blecaute logo após seu início. Estava reunido com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, quando recebeu a notícia. Ao auxiliar, pediu "agilidade" para resolver o problema e detectar as possíveis causas, disse uma fonte do Palácio do Planalto.

Cientes de que os oposicionistas usariam o fato como artilharia, governistas tentaram neutralizar os efeitos das críticas e da tentativa de responsabilizar Dilma pelo incidente.

"Reagimos rápido. Em menos de três horas, a situação havia sido normalizada. O Brasil produz mais energia que consome... Se fosse um problema um estrutural, aconteceria em horário de pico, não em horário de baixo consumo", disse à Reuters o líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP).

As comissões de Minas e Energia do Congresso sediarão nos próximos dias o embate entre governo e oposição por responsabilidades sobre as fragilidades do setor. Mas os governistas procuravam mostrar otimismo.

"Não temos um argumento forte para fazer política. O que aconteceu, até onde eu sei, foi um problema técnico...Isso não mancha a imagem de ninguém," afirmou o deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), presidente da comissão na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog