quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Governo Lula estuda isenção de tributo para material escolar

O governo estuda isentar de tributos federais o material escolar. De acordo com o ministro Fernando Haddad (Educação), o presidente Lula consultou o ministério a respeito da ideia e recebeu uma resposta positiva.

"Pesa no bolso do trabalhador a aquisição do material escolar no começo do ano. Há uma demanda legítima para estender esse benefício ao material escolar."Ainda não se definiu qual será o valor da redução nem quais serão os itens a serem contemplados. Segundo Haddad, os cálculos relativos ao impacto financeiro da medida estão sendo feitos pela Receita Federal.

Ele afirmou que atualmente já não recaem tributos sobre os livros didáticos. No caso das escolas públicas, eles são comprados pelo Ministério da Educação.Caso a ideia, antecipada ontem pelo jornal "O Globo", realmente seja colocada em prática, ela deverá valer já para o ano que vem. Para que isso aconteça, a decisão terá de ser anunciada nas próximas semanas.

Avaliação

Cursos técnicos oferecidos pelo poder público, entidades privadas e Sistema S passarão a ser avaliados pelo governo. Convênio nesse sentido foi assinado entre o Inep (instituto ligado ao MEC) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A partir dessa parceria, devem ser criados parâmetros de avaliação, mas não haverá uma prova, diferentemente do que acontece com a educação básica e a superior.O que deverá ser medido é o impacto dos cursos sobre a trajetória profissional do aluno -se depois ele conseguiu um emprego melhor, por exemplo.O MEC colocou ontem na internet www.mec.gov.br/consultaacordo uma plataforma que permite o acompanhamento dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema S .Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog