quinta-feira, 5 de novembro de 2009

É hoje!



Sete meses após ter sido batizado como "o cara" pelo presidente Barack Obama, o Presidente Lula regressa a Londres para receber um prêmio.

Lula ganhou o prêmio de 2009 da Chatham House, que vem a ser a sede do respeitado Royal Institute for International Affairs. Motivo, segundo a nota oficial da Chatham House: Lula "é um motor-chave da estabilidade e da integração na América Latina".

Numa enquete em seu site, a Chatham House perguntou aos internautas se achavam que o Brasil seria uma superpotência no futuro. Disseram que "sim" 56%; responderam que "não" 28% e 16% que não sabiam.

O jornal britânico "Financial Times" e "Valor Econômico" promovem, amanhã, o seminário "Investing in Brazil", a ser aberto pelo presidente Lula.

Para a Chatham House, com o presidente Lula, o Brasil "tornou-se crescentemente integrado à economia mundial e trabalhou para construir consensos em foros econômicos e comerciais multilaterais".

Já o seminário destaca o fato de que o Brasil superou a recessão mundial, "graças em parte a um sistema financeiro estável, a mercados liberalizados, a políticas fiscal e monetária aperfeiçoadas que controlam a inflação", além de recursos naturais e um "mix" exportador diversificado.

Tudo isso, mais a previsão de que o país cresça acima da média mundial, torna-o "uma região promissora para investimentos".


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um motor importante de estabilidade e de integração na América Latina. Ele é reconhecido por seu papel de liderança na contribuição para a resolução de crises regionais e para liderar a missão de estabilização da ONU no Haiti. Ele também desempenhou um papel central na criação do tratado constitutivo da União Sul-americana de Nações (UNASUL) e na capacidade de Cuba para ser integrado como um membro de pleno direito do Grupo do Rio, que foi criada para facilitar o diálogo político entre as nações latino-americanas .

Sob o governo Lula o Brasil se tornou cada vez mais integrada na economia global e tem trabalhado para fomentar o consenso em matéria de comércio multilateral e fóruns económicos. O presidente Lula é ainda mais reconhecido para dar um contributo importante para a redução da pobreza no Brasil através de inovadoras e responsáveis de políticas económicas que têm mantido o equilíbrio fiscal e evitar um aumento da inflação, em apoio dos compromissos democráticos do país e objetivos.

Notável trajetória pessoal de Lula - a partir de começos humildes de metalúrgico em São Paulo, sindicato e carismático líder político, e em seguida, estadista internacional - provas de suas qualidades de liderança excepcional. São essas qualidades que o ajudaram a reforçar as relações cordiais entre Brasil e no resto das Américas, e até com países do mundo.

O presidente Lula estará em Londres na quinta-feira 5 de novembro para  receber o seu prêmio em uma cerimônia na Sala de Banquetes, Whitehall. O Prêmio será apresentado por SAR o Duque de Kent e discursos serão entregues pelo Presidente; senhor Mandelson, Primeiro-Secretário de Estado, Secretário de Estado para Negócios, Inovação e competências, e Lord Robertson of Port Ellen, um presidente da Chatham House.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog