quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bateu o desespero na oposição

“Porque Dilma Rousseff será a próxima presidente”. Esta certeza é de Carlos Pio, professor de economia política da UNB, em artigo publicado sexta-feira no Estadão, e reproduzido  na íntegra aqui no blog. O texto enumera as razões que levarão a a ministra Dilma  à vitória daqui a um ano.

Exagero ou não, é a mais clara demonstração do desespero que bate nos setores oposicionistas nesse momento de articulação das candidaturas à futura campanha presidencial. E mais revelador: o articulista não deu a mínima para o apagão, como fator de desgaste da pré-candidata governista. Ao contrário das lideranças políticas do PSDB e do DEM que insiste no assunto, que estará morto em outubro de 2010.

Carlos Pio vai mais fundo, ao enumerar as razões da derrota anunciada do candidato da oposição, seja ele José Serra ou Aécio Neves. Critica a ausência de discurso e de propostas para a área social, como Bolsa Família, por exemplo, a educação, a infra-estrutura industrial, energética, de transportes, a política externa, privatização do que falta privatizar, segundo tucanos e demistas, enfim algo que possa diferenciar claramente para o eleitor um futuro governo do que esta aí. E o pior, na sua opinião, é que o tempo para esse debate terminou.

Para quem acha que é um e exagero do articulista do Estadão, outros já escreveram na mesma linha em O Globo e em alguns meios de comunicação abertamente contra o governo Lula. Quem é contra o Presidente e tem a responsabilidade de defender sua pré-candidatura, como Serra e Aécio, não diz a que veio. Perde tempo se debatendo dentro do partido, enquanto Dilma sobe nas pequisas. Os dois tucanos prometem conversar na próxima semana, mas não há certeza de que se entenderão. Afinal o que predomina é a discordância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog