domingo, 18 de outubro de 2009

Só críticas

Mais uma vez, o campeonato mundial de F-1 foi decidido hoje, no GP Brasil. Rubens Barrichello como sempre não teve determinação, coragem,ousadia e personalidade. A corrida anual em Interlagos já assegurou a pole-position dos eventos que mais atraem turistas para a capital.

São Paulo come poeira na comparação com a beleza natural do Rio e de cidades do Nordeste. A capital paulista fica atrás também no racha do exotismo, em que despontam Amazônia e Pantanal. Mas, quando o assunto são feiras, exposições, congressos e outros eventos culturais e esportivos, estamos bem no grid. E podemos melhorar muito mais.

O turista que vem para cá, dizem pesquisas, elogia os restaurantes e a hospitalidade. Mas critica a falta de segurança, de limpeza e de sinalização nas ruas. São defeitos que podem ser corrigidos sem grandes necessidades de grana. Um pouquinho mais de organização e de eficiência no gasto já ajudaria.

Outras melhorias para receber turistas precisam de investimentos maiores. É o caso do transporte. Metrópole sem um sistema de metrô extenso e eficiente atrai menos gente.

Além disso, pessoas que lidam com turistas estrangeiros, como taxistas, lojistas e garçons, também deveriam estar treinados para resolver problemas básicos dos viajantes que só se comunicam em inglês e espanhol.

A competição entre as grandes cidades do planeta pelos turistas e pelos eventos é tão dura quanto o mundial de F-1. Quem se prepara melhor e acelera para valer tem mais chance de ver primeiro a bandeira quadriculada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog