quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dilma é quem vai escolher o vice-presidente, diz Lula

Dilma é quem vai escolher o vice-presidente, diz Lula.
Presidente disse a rádios do CE que eleição presidencial vai ser disputada.Ele afirmou ainda ter sido o presidente que mais investiu em educação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (10) que caberá à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, possível candidata do PT para a eleição presidencial de 2010, escolher quem será o vice-presidente dela.
"Não posso ser eu que quer discutir (a escolha do vice). Eu acho que a Dilma se for consagrada como candidata ela que vai ter que discutir o vice com a sua base aliada. Se eu já escolhi a candidata e já vou escolher o vice, imagina o que vão dizer", disse Lula em entrevista a rádios do Ceará.
O presidente também afirmou acreditar que as eleições de 2010 serão acirradas. "Acho que vai ser uma eleição disputada, vamos disputar num momento muito bom e acho que a base aliada do governo vai ganhar", apostou. Lula.
O presidente fez ainda uma exposição dos possíveis candidatos a presidência. "O Partido dos Trabalhadores apresentou a Dilma, o PSB vai certamente apresentar o companheiro Ciro Gomes, eu estou ouvindo dizer que a Marina vai ser pelo PV. Não sei se a Heloisa Helena vai sair candidata. O PSDB está discutindo Serra ou Aécio. Não sei se o DEM vai ter candidato. As coisas estão caminhando".
Lula disse ainda que o Brasil estaria vivendo um momento "rico" com as prováveis candidaturas de Marina, Ciro e Dilma. Segundo ele, se a disputa se der entre os três será um "avanço extraordinário". O presidente também defendeu a continuidade dos programas do governo.
"O que é preciso é fazer o povo brasileiro entender que não se pode arriscar a votar em alguém que não dê continuidade as coisas que estão sendo feitas nesse país", afirmou.
Educação
O presidente Lula também comentou sobre a construção de escolas e os resultados do Prouni, programa do governo que tem por objetivo a concessão de bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades. Lula disse que foi o presidente que mais investiu em educação. "O grande erro do brasil no século XX foi não investir na educação do seu povo", afirmou.
Lula comentou que até o final de seu mandato, em 2010, serão construídas 214 escolas técnicas e 12 novas universidades. Uma delas será a Afro-brasileira, que terá metada das vagas reservadas a alunos africanos de países com língua portuguesa. Segundo o presidente, a universidade é uma forma de compensar os anos de escravidão e racismo no Brasil.
O presidente disse ainda que o governo está construindo 104 extensões universitárias para que jovens de cidades do interior cursos tenham próximos. De acordo com Lula, também serão construídas1.500 creches até o final do ano.
Lula também defendeu o Prouni. Ele disse que atualmente existem 545 mil alunos do programa em universidades. "Este se formaram os primeiros 56 mil alunos e no final do ano teremos 720 mil", afirmou. Lula lembrou que o desempenho dos alunos do Prouni é bom e criticou afirmações feitas na época da criação do programa de que ele "nivelaria as universidades por baixo". "Na primeira avaliação do MEC, em 14 áreas os melhores alunos eram do prouni e 45% de meninos negros. É uma coisa extraordinária".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog