segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pochman defende nova Conferência da Classe Trabalhadora

Durante debate no Encontro Estadual da CTB gaúcho, na última quinta-feira (30), o presidente do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada), Márcio Pochmann, se revelou partidário de uma nova Conferência Nacional da Conclat (Classe Trabalhadora), reunindo todas as centrais e organizações sindicais, independentemente das posições políticas e ideológicas, para debater os rumos do Brasil.

“É uma proposta oportuna”, avaliou. “É necessário aproveitar o momento de crise para construir uma resposta da classe trabalhadora”. Na opinião do economista, a nação demanda uma nova maioria política e o movimento sindical pode ter uma contribuição decisiva para alcançar este objetivo.

A primeira Conclat (Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras) foi realizada na Praia Grande entre 21 e 23 de agosto de 1981. Dali surgiu o embrião as centrais sindicais: CUT e CGT.

Hoje há diversas centrais, apesar de terem uma agenda nacional de lutas afinada. A proposta de Porchman vai na direção de criar uma luta política mais unificada, capaz de exercer maior protagonismo e influênica. Hoje existem bolsões reacionários do Brasil arcaico, incrustados no Congresso Nacional e na imprensa de elite, que atravacam o desenvolvimento nacional e social. Leia mais no Portal Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog