Uma conjunção de fatores estruturais e conjunturais permitirá ao Sistema Elétrico Nacional (SIN) do país operar até 2013 com sobra de energia equivalente a duas usinas do Rio Madeira – cerca de 4 mil megawatts médios.
A estimativa é do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, o órgão do governo federal encarregado de pensar o planejamento energético de longo prazo do país.As projeções de Tolmasquim foram feitas levando em conta um crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) do país de 4,3% pelos próximos cinco anos.
Em entrevista à Agência Brasil, Tolmasquim garantiu que as perspectivas de suprimento de energia no Brasil são extremamente favoráveis. “Até 2013 se estima um excedente de energia de cerca de 4 mil megawatts médios, que é algo equivalente à produção das duas usinas do Rio Madeira”.
Segundo Tolmasquim, dois fatores estruturais e um conjuntural contribuirão para o excedente, mesmo com a recuperação econômica esperada para os próximos anos.
“Do ponto de vista conjuntural existe a ótima situação hidrológica vivida este ano, que faz com que os reservatórios estejam bastante cheios. Aliada a isto, temos a queda do consumo decorrente da crise financeira internacional e que levará o país a fechar 2009 com retração da demanda energética entre 0,5% e 1%.”
Pelo lado estrutural, ressalta Tolmasquim, há a questão do aumento da oferta prevista para o período. “Com os leilões que ocorreram até agora, as usinas estão começando a sair do papel e nós vamos ter uma grande entrada de plantas novas, o que nos dá uma situação cada vez mais favorável em termos de suprimento - com uma folga bastante grande na oferta de energia, em relação à demanda”. Leia mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog