Kleber Carlos dos Santos, 18 anos, é o primeiro estudante beneficiado pelo Programa Segundo Tempo em parceria com o Ministério da Defesa a seguir carreira militar.
O jovem, filho de pai mestre de obras e de mãe dona-de-casa, mora em Santa Maria (DF) e ingressa nas Forças armadas a partir de agosto, como marinheiro da Marinha do Brasil. A realização profissional vem acompanhada de um sonho: representar o Brasil como atleta velocista nos Jogos Mundiais Militares de 2011 e nas Jogos Olímpicos de 2016.
Talento esportivo Kleber tem de sobra. Ao ingressar na Marinha, o futuro soldado levará em sua bagagem medalhas e troféus conquistados em competições locais e regionais nos últimos três anos, títulos que apresenta com muito orgulho.
De 23º lugar na Volta do Lago na Ultra Maratona da Caixa, em 2007, um ano depois Kleber passou, um ano depois, a campeão na categoria amador e 10º colocado na categoria geral elite. A disputa reuniu 3.700 atletas entre corredores de sete países e do Brasil. Este ano, o atleta que desde os 15 anos de idade participa do Segundo Tempo foi o vice-campeão da prova.
"A seriedade e a disciplina militar que vivenciei durante os três anos no Programa Segundo Tempo e a chance que tive de entrar para o atletismo foram motivadores para essa mudança em minha vida", justifica Kleber, ao afirmar que esta é apenas sua primeira fase de carreira. "Depois de ingressar farei concurso interno, porque quero alçar outros patamares", planeja.
O núcleo de atendimento no qual Kleber recebeu reforço escolar e alimentar e a prática esportiva funciona no núcleo do Centro de Instrução e Adestramento da Marinha (Ciab). A unidade, tida como referência na prática do atletismo, atende a 200 estudantes do programa de inclusão social do Ministério do Esporte.
Uma equipe composta por 40 jovens, com idade entre sete e 17 anos, que sinalizaram potencial esportivo para o atletismo, foi montada e os atletas passaram a fazer treinamentos intensivos, voltados para o alto rendimento.
Os esportistas são monitorados pelo sargento Djalma Carvalho. “A idéia desse trabalho é preparar além de Kleber, todos os atletas para os Jogos Mundiais Militares para as olimpíadas de 2016”, informa o técnico.
Os estudantes do Segundo Tempo já estão federados, o que significa dizer que já são atletas do alto rendimento. Recentemente eles foram convidados pela presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, a ex-atleta Carmen Silva, para participarem de várias competições. “A estratégia é conseguir que eles sejam ranqueados”, explica Carvalho.
Exemplo a ser seguido
Determinado em seguir o exemplo de Kleber, o estudante Caíque Braga, 15, não disfarça a emoção quando o assunto é ingressar nas Forças Armadas e representar o Brasil como militar nos Jogos da Paz (Jogos Mundiais Militares). Filho de pai motorista de ônibus e de mãe acompanhante de idosos, Caíque é contemplado pelo Segundo Tempo e integra a equipe do Ciab de atletismo. “É tudo o que eu mais quero na vida. Ser militar e ser um atleta que defenderá o Brasil no mundo” , afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog