Termina no dia 30 o prazo para os trabalhadores com cotas no PIS sacarem o rendimento do fundo. No país, de cerca de 29 milhões de pessoas com direito ao benefício, 15.335.526 ainda não tinham buscado o dinheiro até a última sexta, segundo levantamento da Caixa Econômica Federal. Ainda há perto de R$ 740 milhões em benefício que podem ser sacados. No Estado, 10.449.638 possuem dinheiro a ser retirado.
O rendimento do fundo pode ser sacado por quem tinha cadastro no PIS até o dia 4 de outubro de 1988. Segundo a Caixa, se o benefício não for sacado pelo trabalhador, será incorporado ao saldo da conta do PIS no mês de julho.
Para fazer o saque, o trabalhador que tiver o Cartão do Cidadão pode utilizar qualquer caixa eletrônico da Caixa. Quem não tem deve procurar uma agência da Caixa, com a carteira de trabalho e o número do PIS.
Se o trabalhador perder o prazo, terá de esperar o próximo calendário de pagamentos do PIS, que começa a ser liberado em agosto, e o prazo final será 30 de junho de 2010, segundo informa o Ministério do Trabalho.
Para saber se tem cota de PIS, o trabalhador poderá procurar uma agência da Caixa e pedir a informação. O banco orienta que o trabalhador leve o Cartão do Cidadão.
Com ele, é possível consultar o saldo do PIS. Se o trabalhador tiver direito aos rendimentos, é porque ele ainda tem cota no fundo. Outra opção é ligar para o atendimento do banco, no número 0800-7260101.
Cotas
Em alguns casos, é possível, em vez de sacar só o rendimento, resgatar o valor total da cota. Pode ser beneficiado, por exemplo, quem se aposentou, fez 70 anos ou está doente.
Nessas situações, o valor total que estiver parado no fundo fica liberado. O dinheiro poderá ser sacado mesmo se o trabalhador, quando se aposentou, estava em um emprego diferente daquele que tinha até 1988.
Depois de retirar a cota, não será mais possível sacar os rendimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog