O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, sugeriu ontem que o PDT poderá se alinhar a uma eventual candidatura presidencial do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB). Após um encontro com o mineiro no Palácio Mangabeiras, Lupi observou que o PDT integra a base de apoio ao Presidente Lula, mas não tem compromisso com a pré-candidatura da ministra Dilma
"Uma coisa não tem necessariamente nada a ver com a outra", enfatizou o ministro, presidente licenciado do PDT. "Quando assumimos o governo e aceitamos a honrosa missão que o presidente Lula nos deu, ser ministro de Estado do Trabalho e Emprego, aceitamos com o compromisso de base de apoio do governo. Em nenhum momento nós discutimos a sucessão presidencial."
O encontro com Lupi - confirmado na noite de anteontem, após a divulgação da agenda oficial do governador - serviu para reforçar um dos principais argumentos de Aécio na disputa que trava com o colega paulista José Serra: a capacidade de aglutinar apoios, inclusive de partidos que hoje estão na base de sustentação do Planalto.
O ministro disse que o PDT vai aguardar primeiro a decisão do PSDB, respeitando o processo interno do partido. Mas condicionou uma "reavaliação" do atual quadro eleitoral para 2010 à escolha do mineiro. "É claro que amanhã o PSDB decidindo pelo nome do governador Aécio, muda todo o quadro eleitoral nacional", disse.
Lupi salientou que não tem "dificuldade nenhuma" com a ministra. "Agora, a questão não é só de simpatia, não é só de afinidade. A questão é de política, e política se decide em cima dos fatos. O PSDB ainda não tem seu candidato escolhido. Falei e volto a afirmar: o governador Aécio Neves sendo o candidato escolhido pelo PSDB muda tudo no quadro nacional."
O ministro também incorporou o discurso da importância do segundo maior colégio eleitoral na disputa. "Minas é o Estado que decide todas as eleições no Brasil", avaliou.
Aécio acompanhou sorridente as declarações do ministro. Ele já havia dado a deixa em um rápido pronunciamento. "Essa é sua casa, ministro Lupi. Você tem aqui um amigo, um admirador. Vamos seguir construindo parcerias administrativas."
PESQUISA
Aécio repetiu ontem que considera natural e esperado o crescimento de Dilma na pesquisa CNT/Sensus. Disse ainda esperar que a ministra alcance 30% até o fim do ano. "A partir daí é o candidato, a partir daí são suas qualidades, a capacidade do candidato se comunicar e de convencer o eleitor", afirmou.
Para Aécio, o índice de Dilma reforça a necessidade de prévias para decidir o candidato tucano e a ampliação do leque de alianças.
"Temos um núcleo forte hoje que parte dos democratas e do PPS ao lado do PSDB. Mas eu acho que nós podemos ampliar", disse. "A capacidade de aglutinar será obviamente muito bem avaliada. É um instrumento importante para a decisão que o partido vai tomar no final do ano."
FRASES
Carlos Lupi
Ministro do Trabalho
"É claro que amanhã, o PSDB decidindo pelo nome do governador Aécio, muda todo o quadro eleitoral nacional"
"Minas é o Estado que decide todas as eleições no Brasil"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog