A ministra Dilma Rousseff, afirmou neste sábado, sobre os comentários de que sua eleição seria uma espécie de terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que "não tem terceiro mandato para a mesma pessoa, tem terceiro mandato para o mesmo projeto". "É diferente", disse. Ela deu a declaração ao chegar na casa de Marta Suplicy, no Jardim Europa, zona central de São Paulo, onde será homenageada com um almoço.
A ministra - que é pré-candidata do presidente à sua sucessão em 2010 -se negou a falar diretamente de eleições, mas disse que Lula tem razão ao ser contrário à possibilidade de um novo mandato consecutivo, que veio à tona depois que o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) apresentou uma proposta de emenda à Constituição que possibilita a mudança.
"Eu acho que o presidente tem razão. O presidente considera que a democracia brasileira é algo ainda frágil, tem 20 anos", disse a ministra. "Agora, não temos como impedir que as pessoas tomem uma iniciativa, apesar das reiteradas negativas. Olhamos e esperamos que, em um determinado momento, entendam que não é esse o projeto do governo".
Ao responder a um questionamento sobre não ter experiência em cargos eletivos, Dilma afirmou que "passar pelo crivo do eleitor é algo muito importante". "Não tive oportunidade, mas não me nego a isso. Acho que é algo que uma pessoa que atua na política e tem compromisso com a cidadania e com o Brasil tem de se submeter", afirmou, lembrando que também atuou na Secretaria de Energia e Comunicação do Rio Grande do Sul e no Ministério de Minas e Energia. "A mim, nunca foi dada essa oportunidade."
Confirmaram presença no almoço a empresária Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, Viviane Senna, as apresentadoras Ana Maria Braga e Adriane Galisteu, a escritora Leilah Assumpção, a filósofa Marilena Chauí e a historiadora Maria Victoria Benevides. Será servido cuzcuz de camarão, picadinho com batata palha e saladas.
"Venho aqui atendendo um convite da Marta. São todas mulheres bem-sucedidas profissionalmente em diversas áreas", falou Dilma. "Acredito que vai ser uma conversa agradável e muito significativa para mim." (Terra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog