terça-feira, 26 de maio de 2009

Em meio à crise, Kassab dobra grana publicitária


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), elevou em 134% a verba para este ano de publicidade. Ele aumentou em R$ 45,1 milhões os recursos para propaganda. A grana virá, segundo decretos publicados no "Diário Oficial", do superávit financeiro (dinheiro que a prefeitura economizou em 2008).

O Orçamento para este ano previa R$ 32,2 milhões em publicidade, valor que Kassab já tinha elevado para R$ 33,7 milhões e gasto praticamente todo. A decisão ocorre em um momento em que a prefeitura, por conta da crise econômica, reduziu em R$ 3 bilhões a previsão de arrecadação.

Pelas estimativas da administração municipal, devem entrar nos cofres da prefeitura R$ 24,5 bilhões dos R$ 27,5 bilhões previstos no início do ano. Agora, o gasto com publicidade neste ano pode chegar ao valor recorde de R$ 78,8 milhões.

O ano em que Kassab mais gastou na área foi 2007 _R$ 58,5 milhões. No ano passado, foram R$ 39,7 milhões. Procurada, a prefeitura não havia se manifestado até a conclusão desta edição.

Kassab corta mais R$ 3 bilhões do orçamento

O prefeito da maior cidade do país, Gilberto Kassab do DEM, anunciou a redução de R$ 3 bilhões do Orçamento. A projeção de receita do orçamento do ano de 2009 deverá cair de R$ 27,5 bilhões para R$ 24,5 bilhões. A prefeitura de São Paulo arrecadou cerca de R$ 6,6 bilhões no primeiro trimestre.

No fim do ano passado, Kassab e a Câmara Municipal aprovaram a redução de R$ 2 bilhões, o total de despesas previstas para São Paulo caiu de R$ 29,4 bilhões propostos inicialmente para R$ 27,5 bilhões.

No seu discurso de posse em janeiro desse ano, o prefeito anunciou o congelamento do orçamento em quase todos os gastos públicos, frente a crise econômica. Segundo os jornais burgueses, Kassab pretende congelar cerca de 80% dos recursos comprometidos com despesas obrigatórias.

Os cortes do orçamento fazem parte da ofensiva de Kassab contra a população. A Prefeitura de São Paulo está sob investigação de desvios de verbas da merenda. Um esquema montado entre a prefeitura, o governo estadual e a empresa para aumentar o lucro dos empresários e grandes capitalistas ao passo que centenas de escolas ficaram sem receber os alimentos da merenda escolar, atingindo milhares de crianças que dependem da alimentação da escola.

Durante a campanha, Kassab prometeu investir dois bilhões para a melhoria do transporte público. Porém, no ano passado, foram investidos pouco menos R$ 473 milhões, cerca de 25% das verbas prometida. Este ano, o prefeito do DEM pretende cortar a metade dos R$ 218 milhões previstos, ou seja, um pouco mais de 10% do total prometido na campanha. Kassab manteve as verbas destinadas aos empresários intactas garantindo os R$ 523,9 milhões, referentes aos subsídios pago pela prefeitura aos empresários.

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