domingo, 12 de abril de 2009

Os Amigos da Presidente Dilma citado Jornal do Brasil


Política: vale tudo na campanha virtual

Norma Moura, Jornal do Brasil


BRASÍLIA - Um ano e meio antes das eleições de 2010, quem está de olho na cadeira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a pôr o bloco na rua. Ou melhor, no ciberespaço, pois na rua o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não deixa. Com a ministra Dilma Rousseff – de visual novo – apoiada por Lula, José Serra liderando as primeiras pesquisas e Aécio Neves correndo por fora, todos sabem que o páreo será duro. Na corrida presidencial, a internet promete ser a grande aliada. Ou não.

Mantidos longe desse democrático espaço durante anos, os políticos descobriram que, para alcançar um número cada vez maior de eleitores, incluindo aqueles geralmente arredios à política, como muitos jovens, não basta manter página na web com domínio .can.org – a única permitida pelo TSE e com data certa para entrar no ar. Navegar é preciso.

Com isso, torna-se cada vez mais comum, no espaço virtual, menções a eternos candidatos. Uma passeada rápida pelas mais conhecidas redes sociais e lá estão páginas e mais páginas de informações sobre políticos. É possível encontrar desde currículo e trajetória, até a agenda de eventos de cada um deles. Tudo, teoricamente, postado espontaneamente por “simpatizantes”. Algo que a legislação não proíbe.

No Orkut, a rede de relacionamentos mais popular no Brasil, o governador de São Paulo – possível candidato do PSDB à Presidência da República em 2010 – José Serra, tem milhares de internautas ligados a comunidades nas quais ele mesmo é o tema. Em apenas uma delas há 4.357 pessoas que postam diariamente notícias sobre o governador ou promovem enquetes sobre quem deveria ser seu vice em 2010. Mas a comunidade de maior sucesso do político é mesmo a que o compara com o Mr. Burns, personagem do desenho animado Os Simpsons. São 5.683 membros.

É a liberdade da internet. Até mesmo a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff – que ainda nega ser o nome do PT à sucessão de Lula – tem dezenas de comunidades na rede. Com mais de 3.500 membros em apenas uma das comunidades, ela causa inveja aos eternos presidenciáveis. Há até o blog Os amigos da presidente Dilma e um link para a Galeria Dilma 2010, no Flickr , um site para fotos e comentários. Longe de cenas da vida familiar, a ministra aparece em ação ao lado do presidente Lula em inaugurações clicadas pelas lentes do fotógrafo oficial da Presidência. Mas nada disso pode ser encarado como campanha, nesta seara ainda praticamente sem lei.

Mas se o parâmetro para testar o fôlego dos candidatos em 2010 for a popularidade entre os orkuteiros, a unanimidade é o tucano Aécio Neves. O governador de Minas Gerais tem comunidades com até 5.574 membros (até sexta-feira à noite). A maioria defende sua candidatura à Presidência, ainda que uma ou outra faça piada com a semelhança entre ele o humorista inglês Mr. Bean.

Se a internet é um amplificador de ideias e propostas, pode também ser usada para arranhar imagens. Bastam o acesso a um computador e um pouco de habilidade para que qualquer um crie perfis nos sites de relacionamento ou um blog com o nome que bem entender. Como aconteceu com José Serra no Twitter, a nova mania entre os internautas. No serviço, que possibilita acompanhar o cotidiano de um conhecido ou mesmo de uma personalidade, o internauta se depara com um Serra desbocado, que lança impropérios contra sua rival petista e até contra o colega tucano.

A secretaria de comunicação social do governo de São Paulo garante que os perfis no Twitter não pertencem ao governador e nem são alimentados por ele. O único oficial é o do próprio Governo do Estado, onde são incluídas, diariamente, informações sobre eventos e ações do governador e de suas secretarias. (Jornal do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog