A ministra Dilma, disse nesta sexta-feira, 17, que se os preços do petróleo mantiverem a queda permanente, a tendência é de que haja uma adequação dos atuais preços dos combustíveis aos níveis internacionais. "A União está avaliando as condições em que isso se dará. Mas quem faz as modificações é a Petrobras."
Dilma lembrou que o governo não elevou os preços dos combustíveis quando a cotação do petróleo estava subindo, e não fará porque diminuiu - a menos que isso seja permanente. "Não funcionamos como sombra do mercado internacional, nem apostamos na volatilidade dos preços do petróleo."
Dilma disse que as decisões sobre os preços dos combustíveis não são políticas. "Talvez política econômica, mas não parlamentar. É no sentido de ver oportunidade." Ela, contudo, chamou a atenção para o fato de que avaliar que o mercado internacional de petróleo é livre "é no mínimo uma ingenuidade".
Superávit
Dilma defendeu a medida adotada pelo governo para reduzir a meta de superávit primário. Segundo ela, a mudança foi adotada diante da crise financeira internacional, mas o governo possuía margens de manobra para a diminuição. "Não significa que abandonamos isso. Tanto é que a meta (de superávit) para 2010 é de 3,3%."
A ministra ressaltou que o esforço não foi adotado apenas para cumprir os compromissos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Nós temos a consciência de que não vivemos um momento normal na economia em 2009 e para recuperar a normalidade no Brasil tem que ser com crescimento, crescimento, crescimento. E para isso vamos reduzir o superávit primário", afirmou.
Ela confirmou ainda que o governo está estudando eventuais mudanças na caderneta de poupança. A principal preocupação, segundo ela, é que não podemos confundir a caderneta de poupança com opção de investimento para grandes quantias. "O governo não tem preocupação com rendimentos maiores ou menores da caderneta de poupança. A questão é que poupança é poupança e investimento é investimento", disse. Dilma disse que ainda não há um modelo pronto e aprovado para a mudança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog