terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PAC em Sergipe: Dilma inclui duplicação integral da BR-101

Em audiência com o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), a ministra Dilma Rousseff, incluiu no PAC a duplicação da BR-101 no trecho Estância até a fronteira de Sergipe com a Bahia.

Como outros dois trechos - Propriá-Pedra da Ponte e Socorro-Estância - já dispõem de verbas do PAC, será possível, com a conclusão destas obras, cruzar Sergipe pelo litoral em via integralmente duplicada.

Pelo encaminhamento acertado entre ministra e governador, convênio entre o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) e Sergipe repassará para o Estado a responsabilidade de licitar o trecho entre Estância e a divisa Sergipe/Bahia. Com isso, explicou Déda, talvez seja possível realizar a licitação ainda em 2009 e executar a obra já em 2010. Caso a responsabilidade ficasse a cargo do DNIT, as obras certamente demandariam muito mais tempo, pois o órgão é responsável por licitações em todo o país.

“Foi uma grande vitória do estado de Sergipe”, comemorou o governador. A duplicação integral da BR-101 não estava prevista originalmente no PAC.

Na audiência, o governador Marcelo Déda encaminhou outras obras listadas no PAC, solicitando agilidade nos estudos de viabilidade do Canal de Xingó, obra estratégica para o semi-árido sergipano, que estão sob a responsabilidade do ministério da Integração Nacional.

Pauta de reivindicações:

Na audiência, o governador procurou garantir investimentos para ampliação da Fábrica de Fertilizantes de Sergipe (Fafen-SE), da Petrobrás. Ele lembrou que a estatal anunciou que não vai cortar investimentos, apesar da crise econômico-financeira. Desse modo, a ampliação da Fafen em Sergipe deve ser mantida.

Reivindicou também a inclusão no PAC da construção da ponte Indiaroba-Estância. Por fim, Déda cobrou agilidade da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) no convênio com o Governo do Estado para modernização do Aeroporto de Aracaju.

Fonte: emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog