domingo, 5 de junho de 2016

Merenda problemática



O fornecimento de merenda escolar por parte do governo Geraldo Alckmin (PSDB) tem sido fonte abundante de escândalos e irregularidades. De suspeitas de corrupção a problemas de qualidade e higiene, não são poucos os episódios desabonadores que vieram a público recentemente.

Dias atrás, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo inspecionou 200 escolas paulistas, a grande maioria sob a administração estadual ou a ela conveniada.

Afora episódios isolados, mas não menos lamentáveis, como a presença de pombos em uma despensa e de um escorpião em uma cozinha, o relatório registra que 38% dos colégios estaduais não possuem condições adequadas para fornecer merenda aos alunos.

Pior, nada menos que 87% deles não têm alvará do Corpo de Bombeiros e 91% não dispõem do documento da Vigilância Sanitária. O governo paulista tem agora 15 dias para dar esclarecimentos. Não são os únicos que necessita prestar.

O mesmo TCE tem cobrado explicações da gestão Alckmin sobre os colégios que começaram o ano letivo distribuindo a seus alunos bolacha e leite em vez do prato com arroz, feijão, carne e salada.

Paira ainda sobre o governo estadual o chamado escândalo da merenda. A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou recentemente a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o caso. A iniciativa representa antes uma resposta à pressão popular e da opinião pública do que um real empenho em levar adiante as investigações.

Mesmo assim, em tese, a CPI deveria reforçar as averiguações que vêm sendo realizadas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. Tudo leva a crer, porém, que a ampla base de apoio do governo tucano na Alesp, que já agiu como pôde para evitar a instalação da comissão, cuidará de esvaziá-la.

Será lamentável se tiverem êxito. Suspeita-se de superfaturamento em contratos para o fornecimento de suco de laranja para dezenas de cidades e para a Secretaria Estadual da Educação. Eles seriam garantidos por propinas que oscilavam de 10% a 30% dos valores acertados, segundo já se apurou.

Investigados implicaram membros do governo Alckmin, além de deputados federais e estaduais -entre eles, Fernando Capez (PSDB), presidente da Alesp.

Há motivos suficientes, portanto, para que Geraldo Alckmin demonstre, com ações práticas, seu firme interesse em ver todos esses episódios esclarecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog