quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Mulheres e jovens são beneficiados pelo Pronatec Brasil Sem Miséria



O fortalecimento de mulheres e jovens na sociedade é um dos compromissos da presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição. Várias iniciativas foram criadas pelo seu governo a fim de que possam acessar mais e melhores oportunidades. A Educação, sobretudo a qualificação técnica e profissional, é um dos meios que permitem a estas brasileiras construir um caminho de crescimento e ter uma vida melhor.

Só no segundo semestre de 2014, o Ministério da Educação (MEC) está destinando mais 50 mil vagas do Pronatec Brasil Sem Miséria exclusivamente aos participantes dos programas Mulheres Mil e Vira Vida, projetos sociais que atendem a mulheres e adolescentes, respectivamente. São 48 mil vagas para as mulheres e 2,36 mil para os jovens.

Com estas vagas, 82 mil pessoas atendidas pelos programas estão tendo, em 2014, a oportunidade de capacitar e acessar novas oportunidades de emprego. Iniciativa que permite pessoas extremamente pobres qualificar-se profissionalmente – e com isso, mudar de vida –, o Pronatec Brasil Sem Miséria oferecerá o total de 1,4 milhão de vagas este ano.

O Mulheres Mil tem o objetivo de promover a formação profissional e tecnológica de mulheres em situação de vulnerabilidade das regiões Nordeste e Norte. Garante o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, considerando as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Já o Vira Vida promove educação e qualificação profissional, como meio de transformação social, para adolescentes e jovens, com idade entre 16 e 21 anos, que sofreram violência sexual. O programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades com foco no mercado de trabalho, e assim alcancem autonomia e desenvolvimento pleno.

Povo mais forte

No próximo governo de Dilma Rousseff, a Educação continuará sendo alicerce da revolução social pela qual o Brasil está passando. “Continuará a dar chances de ascensão àqueles que ainda permanecem pobres e vai garantir mão de obra na quantidade e qualidade necessárias para sustentar o crescimento do país”, aponta o Programa de Governo.

No campo a educação profissional, o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego continuará com a missão de garantir formação plena para a população brasileira, com acesso ao conhecimento científico e tecnológico.

Já as mulheres brasileiras continuarão a ser uma preocupação da presidenta Dilma Rousseff. “Mais empoderamento, autonomia e violência zero serão as diretrizes de nossas políticas para as mulheres no próximo período. A implementação da Casa da Mulher Brasileira será decisiva para este objetivo, assim como as medidas de promoção da igualdade”, registra o Programa de Governo.

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço que reunirá serviços públicos para atender às mulheres vítimas de violência, como delegacias especializadas, juizados e varas, defensorias,promotorias, equipe psicossocial e orientação para emprego e renda. As obras das casas de Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Vitória (ES) estão em andamento. Em Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Salvador (BA) já foram declaradas as empresas vencedoras. Encontra-se em processo de contratação a unidade de São Luís (MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog