terça-feira, 3 de maio de 2011

Desigualdade no Brasil atinge o menor nível em 2010

Estudo da FGV divulgado nesta terça-feira mostrou que a desigualdade brasileira, medida pelo índice de Gini, chegou ao menor nível desde 1960. Os cálculos foram feitos pelo economista Marcelo Neri.

Segundo as contas de Neri, em 2010, o índice de Gini (que varia de zero a um, sendo um o grau maior de desigualdade possível) foi de 0,5304. Em 1990, pico da série, a desigualdade foi de 0,6091. Em 1960, o índice estava em 0,5367.

O índice de Gini mede o grau de desigualdade na distribuição pessoal da renda, especialmente no rendimento do trabalho, e da participação do rendimento do trabalho na renda nacional.

O economista usou os dados da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE para 2010, e comparou com o Censo de 1960.

Como a primeira pesquisa trabalha apenas com dados de regiões metropolitanas, Neri estima que a queda na desigualdade pode ser ainda maior, já que as áreas rurais e as cidades pequenas têm avançado em termos de renda num ritmo melhor do que as grandes capitais. Dados definitivos para 2010 ainda não foram divulgados pelo IBGE.

Para ele, a volta ao patamar de 1960 é uma boa notícia, mas não significa que a desigualdade hoje seja aceitável. "O nível de desigualdade em 1960 já era muito alto. Estamos melhorando, mas países ricos com baixa desigualdade apresentam índice de Gini próximo a 0,400. Ainda estamos longe disso."

Um comentário:

  1. Por falar em desigualdade, que tal divulgar o abaixo-assinado pela vinculação do salário do Supremo Tribunal Federal ao salário mínimo:

    Para:Presidente da República Federativa do Brasil; Congresso Nacional do Brasil; Supremo Tribunal Federal

    Pela vinculação do salário do Supremo Tribunal Federal ao salário mínimo

    Getúlio Vargas foi o responsável pela instituição do salário mínimo
    no Brasil. Sua instituição foi regulamentada pela lei nº 185 de
    janeiro de 1936 e pelo decreto-lei nº 399 de abril de 1938. O
    Decreto-Lei nº 2162 de 1º de maio de 1940 fixou os valores do salário
    mínimo, e foi nesse ano que ele passou a vigorar.

    A nova constituição do Brasil de 1988 estabelece no capítulo II
    (Direitos Sociais) artigo 6 o direito de todo trabalhador a um
    salário mínimo. A cláusula IV define o valor do salário como "capaz
    de atender a suas [do trabalhador] necessidades vitais básicas e
    às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer,
    vestuário, higiene, transporte e previdência social". Esta cláusula
    também garante reajustes periódicos a fim de preservar o poder
    aquisitivo do trabalhador.

    Baseado nesta premissa, o DIEESE (Departamento Intersindical de
    Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulga o salário mínimo
    necessário para se cumprir o que a constituição estabelece.

    Em 2010 o salário mínimo no Brasil foi estabelecido em R$ 545,00.

    O salário mínimo necessário, de acordo com o DIEESE, seria de R$
    2222,99.

    O salário do ministro do Supremo Tribunal Federal é o mais alto do
    poder público, e serve de parâmetro para estabelecer o teto de
    remuneração de altos funcionários públicos, e é de R$ 26.723,13.

    Ou seja: o salário do STF, hoje, corresponde a 49 vezes o salário
    mínimo; mas, de acordo com o DIEESE, o salário mínimo não poderia ser
    menor do que 12 vezes o salário do STF.

    Esta petição tem como objetivo corrigir esta situação, estabelecendo
    o teto para o salário do ministro do STF em função do salário mínimo.

    A diferença, que em 2011 é de 49 vezes, deverá ser de (no máximo)
    46 vezes em 2012; 44 vezes em 2013; 42 vezes em 2014; e assim
    sucessivamente, de acordo com a tabela:

    ---------------
    ANO Max/Min
    ---------------
    2011 49
    2012 46
    2013 44
    2014 42
    ---------------
    2015 40
    2016 38
    2017 37
    2018 35
    ---------------
    2019 33
    2020 32
    2021 30
    2022 29
    ---------------
    2023 28
    2024 26
    2025 25
    2026 24
    ---------------
    2027 23
    2028 22
    2029 21
    2030 20
    ---------------
    2031 19
    2032 18
    2033 17
    2034 16
    ---------------
    2035 16
    2036 15
    2037 14
    2038 13
    ---------------
    2039 13
    2040 12
    2041 12
    2042 12
    ---------------

    Esta lei não tem como objetivo ditar aumentos para o salário mínimo,
    o que só poderá ser feito de acordo com as circunstâncias e
    possibilidades da economia brasileira; o objetivo é apenas e tão
    somente ditar o máximo que será pago a altos funcionários do governo,
    em função do salário mínimo.

    A lei também não terá como objetivo impor reduções ao teto; caso o
    aumento do salário mínimo não seja suficiente para ditar uma redução
    na diferença entre o máximo e mínimo, o máximo simplesmente não
    deverá ser aumentado.

    Finalmente, a lei não tem como objetivo fazer uma revolução de curto
    prazo, mas, antes, estabelecer um conjunto de metas para que o Brasil
    se transforme em uma nação mais justa e igualitária ao longo das
    próximas décadas.

    Assine e ajude a divulgar a petição:

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9701

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