terça-feira, 7 de setembro de 2010

Saudação à pátria


O Desfile Cívico-Militar na Esplanada dos Ministérios celebra hoje a Independência do Brasil. Cerca de 30 mil pessoas devem comparecer na marcha comemorativa do 7 de Setembro. O início da programação está marcado para as 8h45, com a revista às tropas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em seguida, às 8h55, haverá a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência. O desfile começará às 9h05 e terminará por volta do meio-dia.

Fazem parte da abertura da solenidade trompetes triunfais e o fogo simbólico, veteranos da 2a Guerra Mundial e ex-combatentes da Força De Paz. Logo após, alunos de escolas públicas e particulares compõem o desfile escolar. A Banda Batalá, dois grupos de teatrais e uma quadrilha são as atrações das manifestações culturais. Em seguida, batedores, o Grupo de Comando e o Estado-Maior fazem o ato militar. Depois, é vez das Escolas de Formação de Oficiais. Batalhões e tropas também marcharão pela via, seguidos das tropas motorizadas, mecanizadas e blindadas. A última atração do dia são as tropas hipomóveis. A Esquadrilha da Fumaça encerra as atividades cívicas.

INFRAESTUTURA

As arquibancadas cobertas têm capacidade para 20 mil pessoas, espaço para imprensa, tribunas para autoridades e convidados. A atração será transmitido por três telões. Cerca de 300 banheiros químicos estarão disponíveis para o público. Toda a montagem de infraestrutura custou pouco menos de R$ 1 milhão. A empresa responsável pelo serviço foi escolhida por pregão eletrônico.

O Corpo de Bombeiros aconselha aos visitantes que cheguem mais cedo ao local para facilitar a locomoção, visto que algumas vias estarão interditadas. Devido aos baixos índices de umidade nos últimos dias, é importante usar roupas leves, chapéus ou bonés. Hidratação - com ingestão de líquidos, principalmente água, água de coco ou suco - e aplicação de protetor solar a cada duas horas são fundamentais. Estarão disponíveis 28 pontos de distribuição de água, 16 postos de atendimento dos bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde.

Haverá 14 viaturas em circulação do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quinze duplas de militares da corporação vão percorrer a área. "A qualquer momento as equipes poderão ser acionadas. Qualquer sintoma, mal súbito ou desmaio, a pessoa deve procurar o posto ou alguma dupla", destaca o coronel Paulo Roberto. A ajuda também pode ser solicitada pelo número 193.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para hoje é de céu claro parcialmente nublado com névoa seca, além de baixos índices de umidade relativa do ar. A umidade deve variar entre 55% e 20%. A temperatura mínima prevista é de 15° C e a máxima, 28° C.

Desde o dia 1° de deste mês, uma série de eventos foram realizados em celebração à Semana da Pátria. Com o tema Cultura popular como ferramenta para a promoção da paz, as comemorações foram organizadas pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), com o Ministério da Defesa e as secretarias de Educação e Cultura do Governo do Distrito Federal. O desfile será transmitido ao vivo pela TV NBR, a partir das 9h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog