Para o analista da CNT/Sensus Ricardo Guedes, o Brasil não deve repetir o caso das eleições chilenas, na qual a presidente Michelle Bachelet não conseguiu transferir ao candidato governista o seu alto índice de apoio popular. Em entrevista à agência Ansa, Guedes afirmou que acredita que o Presidente Lula deve conseguir fazer com que sua alta popularidade beneficie a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que é pré-candidata do PT à Presidência.
"O caso brasileiro é específico, aqui não pode se aplicar o exemplo das eleições chilenas, são situações bem distintas", afirmou.
Para Guedes, os êxitos do governo de Lula irão influenciar na transferência de popularidade. "Existe a transferência pelo fato de que o governo teve êxito em fazer uma melhoria econômica muito grande no País e também tem recorde de aprovação internacional, e isso influi", disse.
No Chile, com cerca de 80% de aprovação popular, Bachelet viu o candidato do governo, Eduardo Frei, perder para o empresário Sebastián Piñera, da Coalizão pela Mudança. Com a derrota, esta será a primeira vez em 20 anos que a Concertación não administrará o país. Piñera, um dos homens mais ricos do Chile, assumirá a presidência no próximo dia 11 de março.
A pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta segunda-feira, aponta que Dilma Rousseff subiu em pesquisa de intenção de voto e chegou a um empate técnico com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), candidato da oposição.No principal cenário, Dilma alcança 27,8% da preferência em janeiro, contra 33,2% de Serra.
A mais nova do Babaca, presidente do PSDB, Chuva aumenta rejeição contra Serra. Não sabia que FALTA DE COMPETÊNCIA, mudou de nome.
ResponderExcluirTeorias, estudos e analises podem medir o quanto, mas que Lula alavanca Dilma é obvio.
ResponderExcluirLula não está indicando alguém sem condições ou com rejeição, muito menos um poste!
Está indicando alguém que tem muita participação no atual governo muito bem sucedido e popular.
Lula sabe o que faz - como sempre!
ResponderExcluirTodo o trabalho que o PiG tem para tentar denegrir sua imagem e da Dilma, tem sido dinheiro jogado fora, pois a maioria de nós não é de bobos.