quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Exclusivo: SERRACARD esconde CNPJ de fornecedores até hoje


NÃO DEU EM NENHUM JORNAL, NEM TV, NEM PORTAL DA INTERNET. SÓ AQUI:

Um ano depois do escândalo SERRACARD (os cartões corporativos do governo do Estado de São Paulo), até hoje o governo de José Serra oculta o CNPJ de fornecedores na página de prestação de contas ao cidadão na Internet, enquanto o governo federal publica no Portal da Transparência (arquivo em PDF 1Mb).

Agora, até a Câmara dos Deputados adotou a publicação do CNPJ, devida a pressão popular e da própria imprensa.

Mas esta mesma imprensa não cobra a mesma transparência e moralidade do governador José Serra, que cobra dos Deputados Federais.

A ocultação do CNPJ impede o controle social sobre fraudes como notas frias, situação fiscal dos fornecedores, empresas fantasmas ou laranjas de políticos ou servidores corruptos.

(Clique sobre a imagem para ampliar)


Sem o CNPJ, como saber mais informações sobre a empresa que tem o sugestivo nome de "E DA HORA DO MANE", onde houve duas compras no valor redondo de R$ 8.000,00 no mesmo dia 11 de fevereiro de 2009?


DEU NO ESTADÃO:

"Diante das reações negativas à divulgação parcial das prestações de contas do uso da verba indenizatória, a Mesa Diretora da Câmara voltou atrás ontem e decidiu tornar público o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) das empresas e estabelecimentos comerciais que receberem recursos dos deputados.

Decisão tomada na véspera restringia a divulgação na internet ao nome do fornecedor, número da nota fiscal e valor da despesa.

O CNPJ facilita o rastreamento dos proprietários e da situação fiscal das empresas.

As notas não serão reproduzidas na internet, mas as informações estarão disponíveis em uma planilha, em formato semelhante ao adotado no Portal da Transparência, do governo federal.

Este serviço divulga, entre outros, os gastos com cartões corporativos, citando o CNPJ dos fornecedores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog