terça-feira, 21 de julho de 2015

Movimentação no porto de Santos cresce 4,4% no primeiro semestre


A movimentação de cargas do porto de Santos subiu 4,4% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado, para 55,2 milhões de toneladas. Trata-se de recorde histórico para um primeiro semestre, 2,6% maior que o recorde anterior, registrado em 2013, de 53,7 milhões de toneladas.

Segundo o ministro dos Portos, o resultado demonstra a recuperação da balança comercial brasileira. O presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo também atribui o resultado ao aumento das exportações e destaca que, no início do ano, a expectativa era de que a movimentação superasse 54 milhões de toneladas.

Foram 38,9 milhões de toneladas exportadas, aumento de 6,1% frente aos seis primeiros meses de 2014, enquanto as importações somaram 16,3 milhões de toneladas, aumento de 0,5% ante o ano anterior.

Os principais destinos das exportações foram a China, com 17%, seguida de Estados Unidos, com 13,5% e Argentina, com 6,2%. Na ponta das importações, China e Estados Unidos também aparecem como principais origens, com 22,2% e 16,1%, respectivamente. Em seguida, aparece a Alemanha, com 9,3%.

Já no mês de junho, houve uma redução de 5,4% na movimentação, para 9,3 milhões de toneladas. Enquanto as exportações no mês caíram em 4,9%, para 6,6 milhões de toneladas, as importações registraram baixa de 6,7%, para 2,7 milhões de toneladas.
O porto de Santos respondeu, até junho, por 28% do total de importações do país, e 26,8% das exportações. Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog