segunda-feira, 16 de junho de 2014

Rico não elege ninguém



Uma das vacinas recomendadas contra as bobagens disseminadas em época de eleição no Brasil é a que evita cair no conto da gincana de classes.

Uma divisão entre eleitores ricos e pobres, diz a lenda, seria o motor da política. O processo levaria a um confronto final entre o candidato dos abastados, de um lado, e o dos despossuídos, do outro.

Os lamentáveis insultos dirigidos à presidente Dilma Rousseff na partida de abertura da Copa parecem ter redespertado esse mito da dicotomia eleitoral. Quem estava no Itaquerão há de ter notado o perfil mais elevado de renda da grande maioria dos espectadores.

A campanha da reeleição habilmente iniciou uma contraofensiva de marketing na manhã seguinte. Tratava de situar a presidente como vítima da intolerância de uma elite egoísta. Daí a identificar Dilma como a candidata do polo pobre, dentro daquele esquema lendário, foi apenas um pequeno passo.

Para o bem da presidente, o estrato de renda representado no estádio do Corinthians em 12 de junho não é capaz de eleger ninguém. Nem prefeito de São Paulo, nem governador de Minas, nem presidente da República. Se houvesse escrutínio para subprefeito de Pinheiros ou do Leblon, talvez conseguisse.

Famílias com renda mensal per capita acima de R$ 3.600 não chegam a 5% da população brasileira. No país, 150 milhões –3 de cada 4 habitantes– dispõem de menos de R$ 1.500 para passar o mês. Estes brasileiros decidem quem ganha e quem perde votações majoritárias.

Por Vinicius Mota é Secretário de Redação da Folha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog