sábado, 20 de agosto de 2011

Tucanos de bico contido


Lideranças do PSDB no Congresso não gostaram da sugestão dada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para que o partido abandone a campanha em favor de uma CPI da Corrupção, a fim de evitar que a presidente Dilma Rousseff se torne refém dos setores mais fisiológicos da base aliada. Além disso, na visão de FHC, enfraquecer Dilma seria fortalecer uma eventual candidatura presidencial de Lula em 2014. Como adiantou o Correio no domingo, esse mesmo receio já foi levantado por alguns setores da bancada, embora, em público, todos hesitem em expor essa contradição. Fernando Henrique expôs sua opinião aos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin e de Minas, Antonio Anastasia. Os três estiveram juntos com a presidente Dilma Rousseff na quinta-feira, durante o lançamento do plano Brasil Sem Miséria da Região Sudeste, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Para algumas lideranças tucanas, FHC está sendo educado com a presidente porque tem recebido gestos de simpatia dela desde o início do ano. Esses acenos geraram ciúmes no PT. Mas, agora, é o PSDB quem está incomodado com a lua de mel. "A oposição vai continuar fazendo oposição", defendeu o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP). Para o parlamentar, FHC está entusiasmado com os recentes gestos da presidente, mas é preciso mostrar que a "faxina" é apenas fachada. "Não basta apenas afastar os suspeitos. É preciso puni-los efetivamente e ressarcir os cofres públicos. Um ex-diretor do Dnit (Luiz Antonio Pagot) está construindo uma casa de R$ 4 milhões. Já o ex-diretor da Valec (João Francisco das Neves, o Juquinha) comprou três fazendas depois do escândalo. Isso ninguém fala", afirmou Duarte Nogueira.

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), afirmou que o ex-presidente Fernando Henrique expressou apenas solidariedade a Dilma, mas acha difícil que essa manifestação tenha efeito prático dentro do partido. "Temos um papel específico que precisamos cumprir. O governo já tem apoio demais no Congresso", reclamou ele. "Foi essa base inchada que gerou a promiscuidade e a necessidade de distribuir cargos para beneficiar aliados", apontou Dias.

Assinaturas

O senador paranaense acha que a CPI ainda é um dos instrumentos mais eficazes para que a sociedade "possa ter uma fotografia real do Congresso Nacional". Dias reconhece as dificuldades que PSDB, DEM e PPS enfrentam para coletar apoio necessário para a formação de uma comissão parlamentar de inquérito. Depois de obter as 27 assinaturas para uma investigação no Senado, os oposicionistas perderam dois apoiamentos.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), acredita que as declarações de Fernando Henrique Cardoso "são um problema interno do PSDB, dividido porque o governador Geraldo Alckmin aderiu ao Brasil sem Miséria a despeito das críticas feitas por José Serra". Internamente, contudo, setores do PT alimentam a mesma rivalidade entre Lula e Dilma que assombra os tucanos. Cresce no partido os setores que sonham com o retorno do ex-presidente em 2014, saudosos dos tempos em que fazer política seria "mais fácil". Esse grupo reclama que Dilma tem pouca habilidade e preocupação com os meandros da política, o que dificultaria o relacionamento com a base.

3 comentários:

  1. O senador, pega as assinaturas da fede globo, veja, estadão, folha e da band, vai faltar poucas assinaturas KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    ResponderExcluir
  2. O que este imbecil do fhc(minúsculo mesmo)estava fazendo na visita da Dilma à São Paulo? Ele não disse que o psdb(minúsculo também) deve esquecer o povão e cuidar só da elite?
    Xôooooo! demotucano intruso e oportunista.

    ResponderExcluir
  3. O clima está esquentando muito rápido no PIG nestas últimas semanas. O governo precisa prestar muita atenção. Há um movimento orquestrado para atacar um a um os ministros do governo, e passar à população um sentimento de desgoverno e crise permanente. O modo como telejornais como o jn escondem as realizações positivas e exibem diariamente desgraças e "denuncias" contra o atual governo ou contra o governo Lula tem claramente como objetivo minar o apoio popular a Dilma e possibitar um golpe, se a popularidade da presidenta cair o bastante, ou inviabilizar a reeleição ou a volta de Lula em 2014.
    A direita está organizada e bem orquestrada (porque Paulo Bernardo em jato particular é notícia e Aécio em jato privado não é?). Os "apoios" do PSDB a Dilma são só mais uma armadilha para dividir a esquerda. A disposição deles é travar uma batalha diária na mídia e tornar impossível a conclusão bem sucedida do mandato de Dilma.
    Os ataques de Veja nunca foram tão virulentos. "Comparações" absurdas sobre a indignação nos países árabes e sobre a "indignação" que os brasileiros deveriam ter com a "corrupção" já podem ser vistos na imprensa marrom. Acintes como a figura da espada "transpassando" Dilma são publicados de maneira ingênua.
    Além disso, EUA e Europa vão se beneficiar da troca de regime na Líbia e poder continuar sua pregação sobre a superioridade das "economias de mercado" sobre outros modelos. Golpes são difíceis hoje em dia, mas não impossíveis. Se não houver disciplina na base governista, eu tenho dúvidas de que Dilma chegue ao final de seu mandato.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog