terça-feira, 17 de maio de 2011

Mesmo antes do julgamento, imprensa já condenou Strauss-Kahn

As acusações contra Dominique Strauss-Kahn são extremamente graves. Mas, a essa altura do processo, elas possuem uma particularidade: não foram provadas. No entanto, do ponto de vista midiático e político, Strauss-Kahn já foi julgado. E duramente condenado, impiedosamente.

Quando um dos homens mais poderosos do mundo é entregue às fotos de imprensa, saindo de uma delegacia com as mãos algemadas para trás, ele já está sofrendo uma pena que lhe é específica.

Questão grave: é preciso que a fama de um homem o prive de sua presunção de inocência midiática? Pois embora os homens certamente sejam iguais perante a Justiça, eles não o são diante da imprensa... Nesse caso, a mídia inteira é culpada. E a encenação da Justiça americana é uma maneira de organizar de antemão uma primeira condenação – midiática, no caso – de qualquer suspeito que pertença ao mundo das pessoas conhecidas.

Sob uma tripla acusação – “ato sexual criminoso, tentativa de estupro e retenção ilegal” - , o diretor do Fundo Monetário Internacional deveria se apresentar nesta segunda-feira (16) a um juiz de Nova York. Strauss-Kahn já informou, por intermédio de seus advogados, que nega esses fatos. Ele aceitou de boa vontade submeter-se a todas as análises corporais que a polícia queira realizar.

Depois, bem depois, virá o julgamento, e só ele dirá, examinados os fatos, se as acusações são legítimas ou não.

poderá responder em liberdade

O tempo jurídico é um tempo longo. Após o julgamento, Strauss-Kahn pode ser totalmente inocentado. Isso aconteceu quando ele foi suspeito – de “falsificação” – e depois liberado no caso do Fundo dos Estudantes da França (MNEF, sigla em francês), em 1999.

O tempo midiático, como sabemos, não existe mais. Nesse domínio, reina uma única unidade de medida: o nanossegundo. Graças ao Twitter e outras maravilhas da comunicação eletrônica instantânea, o relato é “ao vivo”. Se isso é motivo de comemoração ou a premissa de um pesadelo, pouco importa: é assim.

Consequentemente, a notícia da investigação sobre Strauss-Kahn pode sozinha fazer o euro cair nos mercados asiáticos – foi o que aconteceu na manhã de segunda-feira – ou complicar antecipadamente uma negociação sobre a dívida grega. E ela pode também, como ouvimos à exaustão desde a madrugada de domingo, abalar em um segundo a perspectiva das eleições presidenciais francesas.

Isso porque o tempo político, acompanhando o imediatismo midiático, não é o tempo jurídico. O fato de que Dominique Strauss-Kahn pode no final ser declarado inocente praticamente não tem consequências sobre seu futuro político.

O atual processo, que deverá demorar, o impede de participar das primárias do Partido Socialista. O impacto do caso – um “trovão”, como bem disse Martine Aubry, primeira secretária do Partido Socialista – foi tão grande que expulsou Strauss-Kahn do cenário político. Seja ele culpado ou não.Di jornal Le Monde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog