quinta-feira, 3 de março de 2011

Lua voltou


Em sua estreia como palestrante remunerado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou de lado o discurso espontâneo para se prender a um texto recheado por números que ajudaram a resumir os oito anos de seu governo na área econômica.

Lula manteve o tom de "nunca antes na história deste país" que marcou sua passagem pela Presidência e fez uma apologia às ações realizadas em seus dois mandatos.

A uma plateia de empresários, fornecedores e funcionários da empresa LG, reunidos na noite de ontem, em um centro de convenções de São Paulo, o presidente de honra do PT disse que passou a vida toda pregando que era socialista, mas que foi em seu governo que aconteceu "a maior capitalização da história da humanidade".

Nos poucos momentos em que falou de improviso, Lula disse: "Uma coisa de que tenho orgulho e posso contar a vocês de coração é que passei minha vida inteira dizendo que eu era socialista, negando um monte de coisas, mas se perguntar para qualquer brasileiro onde aconteceu a maior capitalização da história da humanidade, ele vai pensar que foi nos Estados Unidos, no Japão, na Alemanha, que foi de uma empresa estrangeira. Pois bem, aconteceu em São Paulo, na Bolsa de Valores. Foi uma capitalização de R$ 70 bilhões, que aconteceu por conta do pré-sal". O presidente referia-se à capitalização da Petrobras.

Ao comentar sua gestão, Lula afirmou que o ambiente macroeconômico ajudou a atrair investimentos de empresas estrangeiras e que os últimos oito anos foram marcados pelo enfrentamento da desigualdade no país.

Lula enfatizou que os programas sociais e as medidas de incentivo de alguns setores foram determinantes para o avanço, inclusive para o país superar sem grandes transtornos a crise financeira mundial. "Eu disse que a crise aqui seria uma marolinha. Fui achincalhado porque achavam que eu estava menosprezando os fatos", lembrou Lula, acrescentando que à época fez pronunciamento de incentivo ao consumo.

A imprensa só pôde acompanhar metade da palestra. No fim, Lula citou Dilma Rousseff, sua sucessora na Presidência, e disse confiar na integridade e no compromisso ideológico da "companheira Dilma". Segundo petistas e profissionais ligados ao mercado de palestras para executivos, Lula teria recebido R$ 200 mil pela fala de 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog