O domingo foi dia de trabalho para a presidenta Dilma Rousseff.
Chegou ao Palácio do Planalto às 9h27, e iniciou os trabalhos presidenciais dedicando à política externa, em audiências com líderes estrangeiros.
A primeira foi com o príncipe Felipe de Astúrias, herdeiro da Coroa espanhola.
Depois Dilma recebeu o presidente do Uruguai, José Mujica. Na conversa, Dilma reafirmou o compromisso de manter encontros bilaterais a cada três meses, conforme fazia o presidente Lula.
E o primeiro-ministro da Coreia, Kim Hwang-Sik. Com ele, Dilma tratou de parceiras na área tecnológica, sobre cooperação em energia nuclear, petróleo, construção naval e sobre o trem de alta velocidade. Também debateu o equilíbrio na balança comercial, atualmente desfavorável ao Brasil. Falaram em estudar um acordo comercial entre a Coreia e o Mercosul.
Em seguida, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates. O chefe do governo português reiterou o apoio ao Brasil para ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU.
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, manifestou satisfação pelo reconhecimento do Estado palestino pelo Brasil, e o desejo de manter a proximidade entre o Brasil e a Palestina, a exemplo do que vinha ocorrendo no governo do presidente Lula. Abbas também convidou Dilma para visitar a Palestina.
Com o vice-presidente de Cuba, José Ramón Machado Ventura, a presidenta Dilma Rousseff, tratou de ações conjuntas com Cuba para ajudar o Haiti a vencer a epidemia de cólera que assola o país desde o segundo semestre de 2010 (lembrando que o Brasil mantém tropas de paz no Haiti).
As audiências à estrangeiros terminaram com o ex-primeiro-ministro do Japão Taro Aso, com quem a presidenta conversou também sobre o trem de alta velocidade, e agradeceu o apoio que ele deu na tramitação no Congresso japonês de um acordo de previdência que beneficia os imigrantes brasileiros no Japão.
Primeiras viagens de Dilma Rousseff ao exterior
A presidenta Dilma Rousseff fará suas primeiras viagens internacionais para a Argentina, o Uruguai, os Estados Unidos e a China.
Dilma também pretende ir ao Peru e à Bulgária, mas as datas ainda estão sendo fechadas pelos ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.
Zé, estamos todos felizes.
ResponderExcluirMas...o blog amigosdopresidentelula vai acabar ?
O que faremos com a saudade que JÁ SENTIMOS HOJE?
Abs.
O Blog "Os amigos do presidente Lula" não vai acabar. Ele vai continuar cobrindo o noticiário sobre o presidente Lula e seus detratores. Lula continuará atuante na política nacional, como líder político, e na política internacional.
ResponderExcluir