sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Vence nessa vida, quem trabalha e muito tenta, seja morador da rua, catador ou presidenta...



Na confraternização de natal com catadores de recicláveis e população em situação de rua, em São Paulo, a presidenta eleita Dilma Rousseff entrou no clima da festa, e acompanhou cantando um samba feito para a ocasião, cuja letra tem o trecho do título desta nota.

Em seu discurso, Dilma disse que continuará confraternizando com os catadores nos próximos anos, a exemplo do que fez o presidente Lula nos últimos 8 anos. Lula também disse que continuará comparecendo nos próximos anos, mesmo na condição de ex-presidente.

Da informalidade para o empreendedorismo

As cooperativas de catadores ganham importância ambiental por reaproveitar com maior eficiência materiais recicláveis, em vez de se descartado nos lixões; e ganham importância econômica, com geração de renda digna, quando prefeituras as contratam em vez de contratar apenas grandes empresas de coleta de lixo, às vezes multinacionais.

Os catadores se organizam em cooperativas e associações, e já promovem todo ano a exposição Reviravolta Expocatadores 2010, encerrada com a confraternização junto com o Presidente e a Presidenta.

No evento, entregaram o Selo Amigo do Catador para 8 prefeitos que contrataram cooperativas de catadores em suas cidades, promovendo geração de renda e inclusão no mercado formal de trabalho.

O presidente Lula já liberou linhas de financiamento do BNDES para estas cooperativas, e assinou decretos de estímulo econômico à atividade.

Durante esta confraternização deste ano, o Presidente fez a entrega simbólica do primeiro caminhão do projeto "Logística Solidária Cataforte - Fortalecimento da Infraestrutura de Cooperativas de Catadores para Coleta, Transporte e Comercialização de Materiais Recicláveis", destinado à rede de cooperativas e associações paulistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog