domingo, 14 de novembro de 2010

Gibi do Lula

O gibi começa com o elogio do presidente norte-americano Barack Obama ao colega brasileiro durante reunião do G20, em abril de 2009. “Essa é a história do homem que Obama chamou de ‘o político mais popular do Planeta Terra’”, diz a introdução. O gibi aborda uma série de temas que não apareceram no no filme “Lula, o filho do Brasil, de Fábio Barreto, como o nascimento de sua filha Lurian e outros fatos relevantes da história da política brasileira, do final da década de 70 ao período da redemocratização. Aparecem no gibi ainda a posse de José Sarney, após a morte de Tancredo Neves, a eleição de Fernando Collor de Melo (sem menção ao processo de impeachment) e as duas derrotas na disputa pela Presidência para o tucano Fernando Henrique Cardoso, tratado como “um antigo companheiro de lutas”.

“Finalmente, nas eleições de 2002, o filho de Dona Lindu se elege pela primeira vez como presidente do Brasil. Ele implementa em seu governo um amplo programa social, sempre que possível voltado para os menos favorecidos”, diz o gibi. “Lula é reeleito em 2006. Os problemas são muitos, nem todas as batalhas são vencidas, mas ele chega ao final de seu segundo mandato com um dos maiores índices de popularidade da história da República.” O papel a ser desempenhado por Lula após deixar a Presidência é questão deixada em aberto na última página da publicação: ”Muitos se perguntam que futuro aguarda este homem que de uma origem bastante humilde, contra todas as circunstâncias, chegou ao mais alto cargo que um político possa almejar… mas o futuro ainda é uma página em branco…”, conclui o gibi.

Ao final da leitura, o leitor se depara com uma “mensagem” assinada pelo presidente, onde ele diz que sua história representa a de milhões de brasileiros anônimos que não tiveram oportunidades. Lula agradece a todos que contribuíram para a realização de seu governo, dos funcionários mais humildes aos ministros, à sua família e, principalmente, à primeira-dama Marisa Letícia. “Apesar do muito que ainda falta ser feito, vou concluir o mandato com a sensação do dever cumprido. Com a certeza de que cada página em branco do nosso futuro há de ser preenchida por homens e mulheres que não desistem nunca e conquistaram o direito de uma vida digna”, afirma o presidente.

Com foco no público infanto-juvenil, a editora espera que a publicação também chegue aos adultos. A linguagem das histórias em quadrinhos foi escolhida pela possibilidade de comunicação rápida e chances de atingir os mais variados leitores. Os próximos volumes da coleção serão sobre Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Giuseppe Garibaldi.

Um comentário:

  1. Vamos votar em Lula como maior brasileiro de todos os tempos na eleição promovida pelo site do Aguinaldo Silva.

    O link é este:

    http://www.aguinaldosilvadigital.com.br/2010/?page_id=313

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog