sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Presidente Lula diz que sempre há jogo sujo na reta final

O Presidente Lula disse ontem, no Rio, que sempre há jogo sujo na fase final de campanhas eleitorais e que já foi vítima de artifícios dos adversários em outras disputas. Lula afirmou, ao ser perguntado sobre as acusações de que a candidata petista Dilma Rousseff seria favorável ao aborto, que o que não se pode é priorizar o secundário.

Sempre tem gente fazendo política suja. A Dilma tem um programa, pode comprovar o que fez, disse, afirmando que a candidata não apoia o aborto. Duvido que tenha um pastor que tenha que agradecer a alguém mais do que a mim pela liberdade religiosa, acrescentou, depois de participar de visita ao novo prédio do Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras.

Na reta final das eleições surgiram notícias, depois desmentidas pela campanha de Dilma, de que a candidata seria favorável ao aborto. Analistas afirmaram que o apoio de segmentos religiosos foi fundamental para a arrancada de Marina Silva, do PV, o que acabou provocando o segundo turno entre Dilma e o tucano José Serra.

Lula mostrou-se otimista em relação às chances de Dilma e lembrou que 67% dos eleitores votaram em mulheres para a Presidência no domingo, em Dilma ou em Marina. O povo optou por votar em mulher. E como agora tem um homem e uma mulher, acho que a mulher pode levar vantagem, ponderou. Acho que boa parte desses votos [em Marina] pode ir para a companheira Dilma.

Mais cedo, Lula fez um discurso em tom de despedida - no qual evitou falar de política -, ao inaugurar em Angra dos Reis a plataforma P-57, da Petrobras, que será enviada para o campo de Jubarte, no Espírito Santo. A politização do evento - organizado pela Petrobras - ficou por conta dos sindicalistas presentes, que manifestaram apoio à petista.

As únicas referências ao processo eleitoral feitas por Lula foram ao parabenizar a reeleição de Sérgio Cabral ao governo do Rio e à atuação do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), presente ao evento, que conseguiu eleger o aliado Renato Casagrande com mais de 80% dos votos.

Lula brincou que, quando chegar o fim de seu mandato, não vai querer entregar a faixa presidencial. No dia 31, quando der meia-noite, eu ainda não vou entregar a faixa. Estou pensando em colar a bichinha na barriga, com uma cola daquelas que não larga, e sair correndo, brincou o presidente.

Em discurso de 25 minutos, o presidente disse que, quando entregar a faixa presidencial, terá a convicção de ter feito um mandato republicano. Afirmou que jamais deixou de atender a algum prefeito ou governador devido ao partido político a que pertence. Não é assim que eu faço política. Eu tenho divergência com muita gente, mas, como presidente, eu não sou o meu partido, eu sou o presidente de 190 milhões de brasileiros e eu trato todo mundo em igualdade de condições, disse.

Sérgio Cabral não tratou da sucessão presidencial, mas comparou os oito anos de Lula a governos anteriores. Precisou entrar um companheiro de vocês na Presidência da República, um metalúrgico, para voltarmos a construir uma usina, após 30 anos sem uma nova siderúrgica, disse.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, fez um agradecimento à orientação do presidente de elevar o percentual de conteúdo nacional das plataformas e navios a serem usados pela estatal e de retomar a indústria naval nacional.

Este foi justamente o mote utilizado pelo presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore, Ariovaldo Rocha, em seu discurso. Somos gratos, presidente Lula, principalmente, por resgatar a esperança que andava adormecida nesse país. Queremos lembrar a todos que tenham consciência, tenham relevância, uma preponderância, no dia 31 de outubro, sigam aquilo que está acontecendo no Brasil. Não entrem em desafio, porque já ouvi governos anteriores dizendo para quê construir navios no Brasil, se eu posso importar mais barato? (...) Senhores, fiquem com Deus, e sucesso no dia 31.

O coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antonio de Moraes, foi bem mais explícito e pediu, aos trabalhadores presentes, que não voltem atrás. Estamos em momento central da nossa história, porque novamente aqueles que pensavam assim põem a cabeça para fora e querem retomar o retrocesso no nosso país. Temos o desafio de dizer que o Brasil não aceita mais voltar atrás, disse.

5 comentários:

  1. ATENÇAO por favor: pede-se colocar no site de respostas DILMA 13 o RELATO prévio, isso mesmo, previo da "baixaria dos presidios de SP", descrita no blog do Chicao.
    Colocar com data anterior a propria baixaria, colocar já como denuncia previa. E tem mais: colocar um anuncio cifrado em um jornal, com data de agora!!!
    Ouçam os internautas, chega de autosuficiencia!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma sugestão para a campanha da Dilma.

    Quando Serra vier com o argumento de "nós criamos o Real"; que este governo só deu certo porque Lula seguiu os passos do FHC e todo esse bla-bla-bla da oposição, Dilma e nós mesmos temos que rebater com o seguinte argumento:

    "o REAL foi fundamental para termos chegado nesta fase desenvolvementista do Governo Lula,mas precisamos ser justos com todos que contribuiram para a implantação do programa.
    Nesse sentido, temos que reconhecer a enorme contribuição do governo ITAMAR FRANCO, responsável pelo Plano Real.
    O Plano Real teve a contribuição de vários ECONOMISTAS, reunidos pelo então Ministro da Fazenda, o SOCIÓLOGO Fernando Henrique Cardoso."

    (* O mérito de FHC foi ter reunido vários bons ECONOMISTAS)

    ResponderExcluir
  3. Outro argumento que pode ser usado:

    "O fato do Plano Real ter sido criado quando FHC era Ministro da Fazenda do governo ITAMAR FRANCO, por si só, não garantiria seu pleno sucesso se o Governo Lula não fosse eficiente, competente e responsável.

    No próprio Governo de FHC, o País quebrou 3 vezes, houve apagão energético (falta de planejamento), privatizou-se setores estratégicos nacionais.

    Lula deu continuidade sim aos projetos do governo anterior, mas melhorou o modelo, ampliou-o, promoveu o CRESCIMENTO DO PAÍS E DISTRIBUIU RENDA.

    Se lembrarmos das críticas de Serra a respeito das ações do Governo Lula no combate a última crise mundial: "O BRASIL ESTÁ INDO NA CONTRA MÃO DO RESTO DO MUNDO" (by Serra), podemos imaginar que ele, se Presidente fosse, teria feito tudo ao contrario do que o Governo Lula fez e talvez estivessemos hoje em meio a uma baita recessão.

    Ou seja, de que adianta o Plano Real ser bom e ter sido criado pelos tucanos, se na prática eles já deram varias demonstrações de não saberem usá-lo em favor do País e do povo?

    Não tenho o dom da escrita e me falta também embasamento dos fatos ocorridos, mas o raciocínio é mais ou menos por aí.
    Se fizer sentido, algum craque traduz em argumentos inteligíveis.

    Acho que são argumentos que derrubam o trololó tucano de que, se não fosse por eles e o SEU REAL (e o Itamar???) o governo Lula teria sido um completo fiasco.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Sugiro a criação de um Observatório especialmente dedicado a rastrear e analisar o que corre pela Internet de modo que a campanha Dilma Presidente possa implementar, em tempo útil, reações e correções que neutralizem os efeitos nocivos dessas eventuais boatarias e campanhas difamatórias. Este Observatório deverá criar e disponibilizar ao público em geral um endereço de correio eletrônico para onde deverão ser redirecionadas mensagens insultuosas e desonestas recebidas por qualquer pessoa que não concorde com elas e que queira ajudar a combater essa baixaria. Seria também uma maneira de, em alguns casos, localizar a origem dessas agressões.
    A campanha Dilma Presidente não pode ser pega de surpresa novamente. É bom lembrar que agora não há terceiro turno.

    ResponderExcluir
  5. Por favor, vamos desmentir os absurdos da propaganda eleitoral do tucanão... Não dá pra aceitar isso. Queremos direito de resposta para Dilma, atacada diretamente com aproveitadores das calúnias e mentiras, além de outras coisas mais!
    Espero que abordem os temas!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog