domingo, 3 de outubro de 2010

Imprensa argentina acompanha as eleições brasileiras

A imprensa argentina acompanha passo a passo as eleições presidenciais brasileiras. O Clarín, jornal de maior circulação no país, imprimiu em sua capa: “Brasil vota e Lula sai com 85% de popularidade. Sua candidata, Dilma Rousseff (PT), é a favorita para ganhar a presidência”. Com uma cobertura de duas páginas, na edição deste domingo, o Clarín publica uma reportagem com o foco no favoritismo de Dilma, impulsionado pelo elevado nível de popularidade de Lula.

Em uma segunda reportagem, o jornal apresenta uma entrevista com o assessor especial do Planalto para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, na qual ele afirma que “o grande desafio é saber o que acontecerá com o Brasil nos próximos 10 anos”.

O La Nación estampou em sua capa que no Brasil “a única dúvida é se haverá segundo turno”. “Dilma é favorita, mas caiu um pouco no final”. Também com duas páginas dedicadas às eleições brasileiras, o La Nación faz um perfil dos principais presidenciáveis: Dilma Roussef e José Serra (PSDB), com as respectivas intenções de votos dos dois. Em outra reportagem, o jornal faz uma síntese do governo: “Lula, o artífice da transformação.”

O jornal Perfil, por sua vez, publica uma pesquisa afirmando que os políticos argentinos apostam na vitória de Dilma Roussef e uma reportagem sobre os escândalos de corrupção na Casa Civil nesta reta final de campanha. O Página 12 publicou uma entrevista do Presidente Lula, cujo título é uma frase dele: “Se fosse pela imprensa, eu teria 10% de aprovação”. No diálogo, Lula disse que fez uma revolução no Brasil em apenas 8 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog