sábado, 18 de setembro de 2010

Onda vermelha avança nos estados


Na reta final das campanhas, pesa a influência do cabo eleitoral mais popular do Brasil, o presidente Lula, segundo as últimas pesquisas divulgadas pelos institutos Datafolha e Ibope para os governos dos 26 estados e do Distrito Federal. Os candidatos governistas lideram as pesquisas em 16 deles, e os de oposição, em oito, embora estejam vencendo em estados importantes, como São Paulo e Minas Gerais. Em quatro estados, as pesquisas mostram empate técnico: Paraná, Alagoas, Rondônia e Tocantins.

Entre as variações dos últimos dias, chama atenção o Paraná.

Pesquisa Datafolha mostra que o tucano Beto Richa, antes favorito, está tecnicamente empatado com o pedetista Osmar Dias. Richa ainda está numericamente à frente - 45% a 40%. Na capital e na região metropolitana, embora tenha 58% das intenções de voto, contra 28% de Dias, o tucano voltou a cair. No início de agosto, chegou a ter 68%. O pedetista já está numericamente à frente no interior: 45% contra 40%.

Aliados de Dias avaliam que houve uma "federalização da campanha" no Paraná, com a participação direta de Lula e a percepção do eleitorado de que ele apoia o candidato do PDT.

Há ainda a participação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, na campanha da mulher, Gleisi Hoffman, ao Senado.

O governo entrou pesado na campanha. É compreensível o crescimento do Osmar. Lula também gravou para os candidatos e há o peso de sua imagem. disse o deputado Gustavo Fruet (PSDB), candidato ao Senado.

Para os governistas, o importante é que Dilma ainda está na frente em Curitiba. Eles contam com a ida de Lula ao estado na próxima semana.

- A curva de crescimento de Dias é consistente. O outro candidato está vivendo o isolamento político - disse Rocha Loures, candidato a vice de Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog