quinta-feira, 29 de julho de 2010

Esse é o Brasil de Lula: Fila de navios de açúcar volta a crescer

A fila de navios aguardando para embarcar açúcar nos portos brasileiros não para de crescer. As chuvas dos últimos dias e a elevada demanda internacional pelo produto brasileiro contribuem para o cenário. Os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) tinham juntos ontem 94 navios esperando para embarcar açúcar com programação de chegada de mais 27 nos próximos dias, segundo a Santos Associados/Unimar Agenciamentos Marítimos. Há 15 dias, a fila nos dois portos era de 55 navios.

De acordo com as empresas, um navio que tenha chegado na terça-feira tem previsão de iniciar o carregamento somente em 30 de agosto. Por dia extra, cada navio gera entre US$ 15 mil e US$ 30 mil de "demurrage" (multa de sobre-estadia de navios).

Somente em Santos, há 67 navios, entre atracados e aguardando na barra. Juntos, eles têm programação de embarcar 2,313 milhões de toneladas de açúcar. Outras 17 embarcações devem nos próximos dias para embarcar 493 mil toneladas da commodity, segundo a programação dos terminais do porto de Santos. Em Paranaguá, são 27 navios aguardando para embarcar 610 mil toneladas, e mais 10 embarcações esperadas para os próximos dias. Ontem, no porto de Vitória, havia um navio, de 13 mil toneladas, já carregando.

O atraso também afeta os navios que aguardam para desembarcar fertilizantes. Em Paranaguá, por exemplo, eram até ontem 16 embarcações, entre atracadas e aguardando. Outras cinco embarcações são esperadas para as próximas 48 horas, segundo informações do Porto de Paranaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog