quarta-feira, 23 de junho de 2010

PF prende chefe de quadrilha que fraudava INSS no Paraná

A Polícia Federal prendeu hoje (23), em Curitiba, um intermediário acusado de fraudar benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social. A Operação Zíngara, em conjunto com o Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, desarticulou uma quadrilha que agia na capital paranaense e região metropolitana

De acordo com a Comunicação Social da PF, por determinação da juíza substituta da 1ª Vara Federal Criminal da capital paranaense, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Itaperuçu, na região metropolitana. No total, 26 policiais federais e seis servidores do Ministério da Previdência Social participaram da operação.

Segundo a PF, as investigações duraram cerca de seis meses e revelaram que o acusado agia como procurador e intermediador de benefícios do INSS há mais de dez anos. Ele usava documentos em nome de pessoas fictícias e prestava informações falsas quanto ao endereço, renda e condição física de beneficiários.

“A quadrilha não conseguia apresentar comprovantes de residências, então apresentava os supostos beneficiários como sendo ciganos”, explicou o chefe da Delegacia de Combate a Crimes da Previdência, Marcos Eduardo Cabello.

Segundo ele, o benefício mais usado era o de assistência de amparo ao idoso. Eles inventavam nomes de pessoas cujas características se enquadravam no benefício. Até agora, de acordo com o delegado, a Justiça determinou a suspensão cautelar de 14 benefícios previdenciários cujas investigações revelaram ter sido concedidos de forma fraudulenta. Ele disse que o montante do prejuízo ocasionado aos cofres públicos será conhecido somente após o final das investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog