sexta-feira, 5 de março de 2010

Governo protege indústria nacional de calçados contra "dumping" chinês

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou hoje (4), em caráter definitivo, a aplicação do direito antidumping sobre a importação de calçados chineses. A medida vale por cinco anos e estipula alíquota de US$ 13,85 pelo par de alguns tipos de calçados trazidos da China.

A prática de dumping se dá quando as empresas de um país, exportam bens com preços inferiores aos praticados no mercado de origem. Com isso eliminam concorrentes (e empregos) no Brasil, para depois subirem os preços.

A aplicação do direito antidumping é reconhecido pela OMC (Organização Munidal do Comércio) e é uma medida clássica de defesa comercial para evitar que produtores nacionais sejam prejudicados por importações desleais. Leia mais aqui.

Um comentário:

  1. Nada mais justo.
    A China mantém Sua moeda desvalorizada propositalmente, para competir
    deslealmente no comércio internacional.
    Com isso ela exporta muto e gera desemprego
    nos países importadores, em sua indústria local.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog