sábado, 13 de março de 2010

Geração de emprego deve bater o recorde em fevereiro

A geração de empregos formais no país deve ultrapassar 200 mil em fevereiro e bater o recorde para o mês, segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Ele disse ontem que dados preliminares mostram que o número de empregos já superou as 181 mil vagas criadas em janeiro deste ano.

Desde 1992, quando começou a série história do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal, o melhor fevereiro para a criação de empregos foi em 2008, quando foram criadas 204.963 vagas.

Em fevereiro do ano passado, no auge da crise econômica, foram abertas apenas 10 mil vagas.

- Acredito que vai bater o recorde porque todos os índices caminham para isso e ainda temos mais dois dias úteis do mês passado para apurar - disse Lupi.

O ministro explicou que a indústria está puxando as contratações. As vagas, segundo ele, foram criadas para a reposição do estoque das fábricas, que está praticamente zerado. Além disso, algumas empresas que se anteciparam durante a crise e demitiram trabalhadores, estão recontratando agora para não perder vendas.

- Pelos índices que eu vi até agora, com os dados de fevereiro vamos recuperar todos os postos perdidos durante a crise (na indústria). O setor industrial está contratando muito, principalmente a indústria automobilística e a indústria de alimentos.

Lupi disse que a contratação da indústria no primeiro bimestre do ano superou os dois primeiros meses do melhor ano do setor, registrado em 2007, mas afirmou que ainda há empregos para serem recuperados. Para ele, o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, no fim de março, poderá ter impacto no setor, mas isso logo deve ser recuperado nos próximos meses e o ano deve terminar com a geração de mais de dois milhões de postos de trabalho, mais do que o dobro registrado em 2009, quando foram abertas 995 mil vagas.

O ministro do Trabalho assinou ontem uma portaria que simplifica a prorrogação dos contratos de trabalho temporário. Lupi explicou que, a partir de agora, as empresas poderão solicitar autorização para a prorrogação do emprego temporário por meio do site do Ministério do Trabalho (www.mte.gov.br). O processo, que levava até 45 dias para ser realizado, passará a ser feito agora de 48 a 72 horas.

Segundo a legislação, os contratos de trabalho temporário têm duração de três meses e podem ser prorrogados por mais três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog