quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Otimismo cresce e puxa investimentos

Pesquisas da Deloitte e da CNI mostram empresários dispostos a elevar investimentos em 2010 e otimistas com o país

Incertezas sobre o ritmo da recuperação global e a apreciação do câmbio fazem as apostas se concentrarem no consumo interno

Depois da recuperação da economia brasileira nos últimos meses, os empresários exibem um otimismo que há muito não se via. Segundo pesquisa realizada pela firma de consultoria e auditoria Deloitte Touche Tohmatsu, 95% das organizações instaladas no país esperam que as suas receitas subam, em média, 14% em 2010. Já 90% preveem ampliar os investimentos.

São as maiores taxas verificadas desde que o levantamento começou a ser feito, há 14 anos. Na atual edição, 573 companhias responderam.Para José Paulo Rocha, sócio-sênior da Deloitte, tanto entusiasmo se justifica. "Existem perspectivas muito positivas para o Brasil, que surgem tanto de fatores relativos à atividade interna quanto de específicos, como a Copa do Mundo e o pré-sal. Os investimentos estrangeiros também devem apresentar forte crescimento", afirmou.

Os esforços das empresas locais -que precisam atender à demanda maior e à concorrência em alta- estarão concentrados em desenvolver novos produtos e serviços e reter os seus talentos, mostra o estudo da consultoria.

Setor mais afetado pela crise mundial desde o final do ano passado, a manufatura brasileira se prepara para liderar o avanço da economia no próximo ano, de acordo com as projeções da CNI (Confederação Nacional da Indústria): após encerrar 2009 com uma retração de 4,5%, o segmento deve ter, em 2010, expansão de 7%.

Com as incertezas sobre o ritmo de recuperação da economia global e a valorização do câmbio -elemento desfavorável aos exportadores brasileiros-, a CNI aposta que o aquecimento no consumo das famílias sustentará o dinamismo.

"A indústria vai voltar a dar contribuição importante e vai liderar o processo de crescimento", afirma o presidente da CNI, deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE).
Em documento sobre as perspectivas da economia, a entidade projeta estagnação do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano e expansão de 5,5% em 2010.

Na avaliação da indústria, os investimentos devem crescer 14% no ano que vem. A entrada maciça de investimentos estrangeiros diretos será um dos fatores que manterão o câmbio no atual patamar -dólar cotado em torno de R$ 1,70.Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog