terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CNI estima crescimento do PIB do Brasil em 5,5% em 2010

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estimou nesta terça-feira que a economia brasileira atingirá crescimento de 5,5% no próximo ano. As perspectivas para o forte Produto Interno Bruto (PIB) são respaldadas pelo aumento da produção industrial, dos investimentos e dos consumos das famílias.

Depois de uma baixa de 4,5% em 2009 como resultado da crise financeira mundial, o PIB industrial tem estimativa de crescimento pela CNI de 7,0%, o que permitirá a geração de empregos e o aumento da renda dos trabalhadores. Com uma conseqüente ampliação da demanda interna, a projeção é que o consumo das famílias aumente 5,6% no próximo ano diante da expansão de 3,7% verificada em 2009.

O consumo do governo tem perspectivas de alcançar crescimento de 3,7% em 2010.

"Uma peculiaridade da economia brasileira é que o ano de 2010 terá um padrão de crescimento sustentado exclusivamente pelo consumo das famílias e pela formação bruta de capital fixo (investimentos)", projeta a CNI. A justificativa é que no cenário externo "os efeitos da crise apresentam-se mais duradouros no comércio internacional".

Também no cenário positivo de projeções para o próximo ano, os investimentos deverão ter crescimento de 14% em 2010.

De acordo com a CNI, a taxa de desemprego deverá recuar de uma estimativa de 8,1% em 2009 para 7,6% projetados em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog