terça-feira, 24 de novembro de 2009

Lula recebe Ahmadinejad, mas faz críticas ao Irã

O Presidente Lula voltou defendeu o direito de o Irã desenvolver seu programa nuclear para fins pacifico, mas aproveitou ontem a presença de Mahmoud Ahmadinejad no Brasil para transmitir cobranças quase unânimes da comunidade diplomática.

Sob os olhares atentos da imprensa mundial, Lula deixou claro que o Brasil, embora busque as melhores relações possíveis com o Irã, tem ressalvas em relação a posições do presidente iraniano.

"A política externa brasileira é balizada pelo compromisso com a democracia e o respeito à diversidade. Defendemos os direitos humanos e a liberdade de escolha de nossos cidadãos e cidadãs com a mesma veemência com que repudiamos todo ato de intolerância ou de recurso ao terrorismo", disse Lula.

A declaração critica à atuação interna do regime iraniano, acusado de oprimir liberdades individuais e de ferir direitos humanos, e às posições do Irã no Oriente Médio, onde apoia grupos considerados terroristas pelo Ocidente.

Lula também ecoou em público pedido feito na sexta-feira em Salvador pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para que intercedesse junto a Ahmadinejad pelo fim do apoio iraniano ao grupo palestino Hamas, rival de Abbas.

O líder da ANP argumentou que as divisões palestinas acabam servindo aos interesses de Israel e dificultam a criação de um Estado palestino, tese que foi endossada ontem por Lula.

Ele também deixou claro que repudia a hostilidade aberta de Ahmadinejad a Israel, manifestada reiteradas vezes.

"Defendemos o direito do povo palestino a um Estado viável e a uma vida digna, ao lado de um Estado de Israel seguro e soberano", disse Lula, que confirmou que visitará o Irã até maio do ano que vem.Ahmadinejad ainda defendeu que o Brasil passe a integrar de forma permanente o CS e enfatizou que os palestinos não foram responsáveis pelas mortes da Segunda Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog