segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Em Roma, Lula fará alerta sobre falta de recursos internacionais para enfrentar a fome

O Presidente Lula fará hoje (16), em Roma, um alerta para a insuficiência de recursos internacionais destinados a enfrentar a fome no mundo, durante a Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar, promovida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Lula também irá destacar a necessidade de os países desenvolvidos cumprirem os compromissos assumidos para o aumento dos níveis da assistência ao desenvolvimento social e humano. O presidente ainda pedirá o fim dos subsídios agrícolas que prejudicam as economias mais pobres.

A expectativa é de que a cúpula reúna cerca de 60 chefes de Estado e de governo. A FAO estima que atualmente mais de 1 bilhão de pessoas passem fome e estejam desnutridas em todo o mundo.

Após a cúpula da FAO, Lula terá um almoço oferecido pelo primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi. Segundo o porta-voz da presidência da República, Marcelo Baumbach, no encontro, que foi solicitado por Berlusconi, não está descartada a possibilidade de eles discutirem o pedido de extradição do ex-ativista italiano Cesare Batistti. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir o julgamento sobre o assunto na próxima quarta-feira (18).

Em entrevista à imprensa ontem, em Paris, Lula disse que aguarda a decisão do Supremo para avaliar se há algo que possa ser feito.

“Acho que o presidente da República pouco pode fazer quando o processo está nas mãos da instância superior da Justiça brasileira. O processo de Battisti está no Supremo Tribunal Federal e eu tenho que esperar a decisão da Suprema Corte para saber se sobra alguma coisa para a Presidência da República fazer”, disse o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog