sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CEF cresce e compra parte do Banco Panamericano

A CEF (Caixa Econômica Federal) continua seguindo a política do governo Lula de tornar os bancos públicos mais fortes e com maior participação no marcado bancário nacional.

Vai comprar 49% do capital votante do Banco Panamericano, em operação semelhante à associação entre Banco do Brasil e Banco Votorantim neste ano. Pelo negócio, a Caixa deverá pagar cerca de R$ 750 milhões ao Grupo Silvio Santos.

Segundo o Valor [Jornal Valor Econômico] apurou, a Caixa também deve comprar parte das ações preferenciais (PN) pertencentes ao empresário. O Grupo Silvio Santos detém, por meio de três empresas, 100% do capital votante do banco e 41,3% das ações PN. A Caixa ficaria com metade dessa fatia, algo em torno de 20% das PN. No total, o banco estatal assumiria cerca de 37,5% do capital total do Panamericano. Os contratos ainda não foram assinados, mas a negociação está na fase final.

A operação foi desenhada para não configurar aquisição de controle pela Caixa. Isso porque o Panamericano tem ações preferenciais em bolsa e, pelo estatuto do banco, todos os preferencialistas têm direito a receber o valor pago ao controlador em caso de alienação do controle. Caixa e Panamericano assinarão um acordo de acionistas para compartilhar a gestão do banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog