quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Prioridades de projeto político




A ministra Dilma Rousseff, listou na noite de ontem cinco áreas que considera prioritárias num projeto político para a disputa presidencial de 2010. Em entrevista antes de jantar com representantes do PP, ela citou como pontos importantes educação, moradia, segurança, tecnologia e cadeia produtiva de petróleo. "É preciso aprofundar nossas políticas sociais", disse.

Dilma disse que o projeto político dos partidos da base aliada deverá propor um aprofundamento das ações do governo do Presidente Lula. "É a principal questão. Todos achamos que a continuidade é uma questão estratégica."

Ao lado de senadores e deputados do PP, a ministra afirmou que mantém uma relação "próxima" e "estreita" com o partido. "Temos uma responsabilidade política e administrativa muito grande", afirmou. "O PP é um parceiro nosso. Para mim e para o governo, essa é uma relação especial."

Dilma não quis dizer quando deixará o governo para entrar na campanha. "Só posso responder a essa pergunta quando eu for candidata", disse. O jantar foi no apartamento do deputado Mário Negromonte (PP-BA).

PMDB

A cúpula do PMDB escalou "caciques" para negociar com o PT as divergências regionais na aliança nacional selada na semana passada. A composição do grupo - fechada ontem na casa do presidente da Câmara, Michel Temer (SP) - sinaliza que a legenda vai jogar duro na definição das regras para garantir a presença do presidente Lula e de Dilma no palanque do PMDB em Estados onde haverá disputas com o PT em 2010.

"Precisamos criar procedimentos para ter Dilma e Lula em dois palanques. Esse é o X da questão", disse o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

O PMDB escolheu 10 lideranças para negociar. O grupo inclui personagens do duelo regional entre as duas legendas, como os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (BA), das Comunicações, Hélio Costa (MG), e o deputado Jader Barbalho (PA). Para resolver o impasse no Rio de Janeiro, por exemplo, foram destacados o ex-governador Moreira Franco e o deputado Eduardo Cunha.

Sobre o Rio, aliás, as lideranças do PMDB avaliaram que são grandes as chances de convencer o comando nacional do PT a abortar a pré-candidatura ao governo do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias. A boa relação do governador Sérgio Cabral (PMDB) com Lula é uma carta que o PMDB vai pôr na mesa de conversa com o PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog