Os refeitórios de 42 unidades públicas nas últimas três semanas e constatou a diferença na alimentação fornecida. Responsáveis pelas cozinhas de 278 creches municipais --com mais de 44 mil crianças matriculadas--, as empresas escolhidas a partir de concorrência pública para administrar parte das unidades são, hoje, mais eficientes no preparo das cinco refeições diárias exigidas em contrato. Além da feira mais fresca e variada, os produtos não perecíveis, como macarrão, bolacha e açúcar, são de marcas conhecidas.
Na contramão, as creches que recebem merenda direta do governo-- com permissão para oferecer uma refeição a menos por dia a cerca de 76 mil crianças-- enfrentam problemas para diversificar o cardápio. Essas merendas são administradas por entidades conveniadas com o município ou pela própria prefeitura. "As crianças não aguentam mais comer abobrinha ", diz Patrícia Moreira, merendeira da creche Esmeralda (zona oeste de SP).
A mesma dificuldade acontece na hora de preparar sucos e vitaminas. Pela pouca diversidade de frutas, o sabor é sempre conhecido. Na creche Santa Cecília (região central), a bebida é feita à base de laranja ou limão. "Quando sobra, misturamos cenoura ou beterraba", diz a diretora Renata Garcia. Já nas creches com merenda terceirizada, as empresas não podem repetir o suco. Está em contrato.
Responsável pelo setor de pediatria preventiva e social da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Denise de Oliveira Schoeps, diz que refeições desequilibradas não são ideais às crianças. Ela defende uma alimentação variada e rica em fibras (presente em frutas, verduras e legumes).Aqui no Agora
Leia Mais
- Gestão Kassab não deve construir novos CEUs
- Kassab investirá em publicidade mais do que em CEUs e escolas
- Ceu tinha sujeira na merenda
- CEUs têm rachaduras e falta de livros
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog