Cerca de 150 famílias maranhenses foram beneficiadas pela operação De Volta para Casa nos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras. Desde sábado (6), equipes da Defesa Civil, do Exército, do Corpo de Bombeiros e de médicos da Secretaria de Saúde do estado trabalham no atendimento aos moradores e na vistoria de casas atingidas pelas enchentes.
De acordo com o oficial de Comunicação Social da Defesa Civil do Maranhão, major Abner Ferreira, equipes e voluntários realizaram mutirão de limpeza e desobstrução das ruas das duas cidades. Equipamentos como escavadeiras e carregadeiras, além de carros pipa, caminhões e veículos com equipamentos de borrifação de inseticidas foram usados na operação.
A vistoria das casas foi realizada por engenheiros da Defesa Civil. “Tivemos que verificar se a estrutura era confiável”, disse Ferreira. As casas liberadas foram limpas e dedetizadas por agentes de saúde da Secretaria de Saúde do Maranhão.
“As águas já baixaram e a nossa maior preocupação é com os possíveis surtos de dengue e malária, mas estamos fazendo de tudo para evitar isso”, disse.
As famílias estão recebendo atendimento médico e remédios. Além disso, a Defesa Civil também está distribuindo cestas básicas aos moradores. Segundo Ferreira, a operação deve terminar na próxima sexta-feira (12). A partir de sábado (13), o mesmo trabalho será realizado em Codó, entretanto, o segundo município ainda não está definido.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, as enchentes dos últimos dois meses atingiram 119 municípios, afetaram 484.849 pessoas e mataram 12. Além disso, há cerca de 112 mil desalojados e 52 mil desabrigados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog