sábado, 17 de julho de 2010

Procuradora pode ter feito campanha subliminar para Serra no exercício do cargo

A Folha perguntou à procuradora Sandra Cureau o que ela achava do governador de SP, Alberto Goldman (PSDB), ficar citando José Serra em seus discursos. A resposta veio na forma de um camuflado mas óbvio elogio ao presidenciável tucano: "Não pode, falando oficialmente como governador, dizer as coisas boas que Serra fez. Ele está indicando à população que Serra é a pessoa ideal para governar o país", disse Cureau. Ela pode ser acusada de abuso de poder.

por Weden, no blog de Luis Nassif

Convenhamos. A sub-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau é, no mínimo, uma personagem folclórica. Trago um exemplo fictício, e depois sigo com o exemplo da vida real nos ofertado pela procuradora.

Joana chega para Maria e reclama: "Maria, você não deveria falar sobre o quanto Pedro é desonesto"

Ora, o que Joana disse foi: [Pedro é desonesto] [Você não deveria falar sobre].

Lula fez algo parecido há dias: desculpou-se por ter elogiado Dilma em discurso, fazendo novo elogio.

Traduzindo a estratégia de Lula teríamos: [Nunca mais direi que] [Sem Dilma, o trem bala não sairia]

A imprensa criticou o primeiro elogio de Lula a Dilma e o segundo também. Todo mundo percebeu que Lula fez uma mea culpa retórica. A procuradora Sandra Cureau também percebeu. E ameaçou Lula - e Dilma - pela enésima vez.

Logo depois, a rede informou que Alberto Goldman estava fazendo o mesmo: utilizando eventos pagos com o dinheiro do contribuinte para fazer campanha para José Serra.

A Folha de São Paulo, pautada pela rede, confirmou, quase que numa mea culpa editorial, que o governador de São Paulo citou o candidato correligionário dezenas de vezes em seus discursos.

Foram perguntar à procuradora o que ela achava disso. A resposta deve entrar para os anais das curiosidades das eleições de 2010.

Partindo do pressuposto de que a Folha transcreveu fielmente a declaração da entrevistada, a procuradora disse:

"Não pode, falando oficialmente como governador, dizer as coisas boas que Serra fez. Ele está indicando à população que Serra é a pessoa ideal para governar o país."

Desmembrando, teríamos

E1. ["Não pode, falando oficialmente, como governador dizer]"

E2. ["as coisas boas que Serra fez"]

E3. [Ele está indicando à população que]

E4. ["Serra é a pessoal ideal para governar o país"]

Os enunciados 1 e 3 trazem um alerta ao governador Alberto Goldman. Mas os enunciados 2 e 4 são reafirmações do que Alberto Goldman disse.

Seria muito diferente se a procuradora, ouvida pela Folha, dissesse que "O governador não pode, falando oficialmente, elogiar Serra em público, indicando à população a opinião dele sobre o candidato do mesmo partido"

O que a procuradora fez foi embutir um elogio a Serra numa suposta crítica ao governador. Isso é campanha. E com o dinheiro do contribuinte.

A procuradora pode ser denunciada por abuso de poder. (Do Portal Vermelho)

Em tempo: o endereço do  Conselho Nacional do Ministério Público é: secretaria@cnmp.gov.br

4 comentários:

  1. Olha o golpe ai gente...

    Tomara que eu esteja enganado, mas tudo indica que esta sendo criado um golpe maquiavélico entre o PSDB e o PV contra a candidata Dilma do PT.
    Todos nos sabemos que as pesquisas estão sendo manipuladas vergonhosamente a favor do candidato Jose Serra. E não é pouco, a candidata Dilma esta muito a frente, a ponto de dar uma lavada com VITORIA já no primeiro turno. Até a própria oposição afirmou com Sergio Guerra do PSDB que o seu candidato Jose Serra tem poucas chances de ganhar.
    A mídia já não sabe o que fazer para derrubar o prestigio do presidente e sua candidata e não estão conseguindo.
    Até os partidos que fecharam com o PSDB, coso do DEM, PTB, PMDB SC, PMDB SP e o próprio PSDB, com um grande numero de seus deputados e prefeitos estão com a Dilma e não abrem mão.
    A vitória da Dilma esta mais do que concretizada e a oposição sabe que com o horário gratuito no radio e na TV a coisa ira piorar para o lado deles.
    A única saída será caçar a candidatura da Dilma e pasmem também a do Serra. Sim vão colocar o “plano B” em pratica, vão deixar a trairá da Marina Silva do PV sozinha na campanha e com enorme chance de vencer. Eleita presidente do Brasil fará uma grande aliança com o PSDB e DEM, seria a única forma desses dois partidos que nas urnas estão aniquilados, participarem e 100% NO FUTORO GOVERNO. Esse é o plano “B” da oposição, e foi criada com a proposta de candidatura pelo próprio PSDB a Marina que aceitou,quando solicitou, sem motivo aparente sua saída do PT.
    O porquê de tudo isso:
    O Presidente Lula elogiou a sua candidata no dia que em que promoveu o lançamento do trem bala. A Procuradora dra. Cureau declarou na imprensa que existem indícios o bastante para caçar a candidatura da Dilma, mas só dela? Daria muito na vista o golpe, pois o povo iria cair matando em cima dela. No dia seguinte o governador de São Paulo fez à mesma coisa, elogiou o candidato Serra e a própria procuradora declarou ira tomar medidas drásticas, afirmando que as declarações do governador de São Paulo, Alberto Goldman, sobre o tucano José Serra TAMBÉM configuram abuso de poder político.
    Ficção? TOMARA QUE SEJA.

    ResponderExcluir
  2. Quando Goldman disse que "Serra é a pessoa ideal para governar o país"? Ao que me conste, quem disse isso foi Mme Cureau. Ora, isso não é campanha subliminar. É campanha explícita e essa mulher deve ser colocada em suspeição imediatamente. Cabo eleitoral de Serra no Ministério Público Eleitoral, e assumida.

    ResponderExcluir
  3. Com esse discurso totalmente parcial veiculado na imprensa, cabe aos advogados de Dilma pedir ao juiz eleitoral a suspeição da referida procuradora.

    ResponderExcluir
  4. ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRAdomingo, 18 julho, 2010

    QUE ESSA "ILUSTRE ÇÇÇÁBIA E ÇÇIMPÁTICA " FUNCIONÁRIA PÚBLICA EXPERIMENTE DE SEU VENENO.>>

    PROCESSO NE LL A !!! >>

    EXONERAÇÃO É O MÍNIMO ... >> M
    >

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog